POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: MASSIFICAÇÃO E/OU INTERIORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO?

Autores

  • TERESINHA DE JESUS ARAÚJO MAGALHÃES NOGUEIRA

Palavras-chave:

Educação, Expansão, Política social

Resumo

Busca-se neste artigo analisar a expansão da educação superior no contexto das mudanças político-sociais quanto à sua qualidade social para a cidade de Corrente – Piauí, na década de 1990. Diante do caráter minimalista e desregulamentador dessas políticas, questiona-se: Está a política de expansão possibilitando a inserção social e/ou a massificação da educação? Tem-se como referencial teórico sobre a educação superior Fávero (1980), Chauí (2001), Gentilli (2001), Pimenta; Anastasiou (2002). Sendo uma pesquisa qualitativa, utilizaramse depoimentos sob orientações da história oral de Thompson (2002), Le Goff (2003) e outros. Com base nos novos sujeitos e objetos da Nova História Cultural, analisaram-se relatos orais de alunos e professores da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Observa-se que esta política de expansão, apesar de seu caráter de massificação, possibilitou a construção de uma nova história da educação superior nessa região por novos sujeitos, promovendo a inserção social destes, desconstruindo o caráter elitista da educação superior.

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Biografia do Autor

TERESINHA DE JESUS ARAÚJO MAGALHÃES NOGUEIRA

Professora substituta da UFPI, Mestre em Educação – UFPI

Referências

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Publicado

2006-06-15

Como Citar

ARAÚJO MAGALHÃES NOGUEIRA, T. D. J. (2006). POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PIAUÍ: MASSIFICAÇÃO E/OU INTERIORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO?. Linguagens, Educação E Sociedade, (14), 105–115. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1564

Edição

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Artigos

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