UMA LEITURA CATÓLICA DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA

Autores

  • EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Escola Nova, Leituras Católicas, Ensino Mineiro, Educação brasileira, Formação do educador

Resumo

Este artigo analisa questões a respeito da presença católica nos debates acerca da renovação do ensino brasileiro nas décadas de 20 e 30 do século passado, a partir da ação representativa dos intelectuais católicos atuantes no movimento, dando maior visibilidade à reforma do ensino em Minas Gerais e a implementação das propostas pedagógicas formuladas por esse grupo. Assim, o trabalho põe em evidência, ainda de forma introdutória, a presença de grupos católicos no movimento escolanovista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Pedagogia; aluna do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe pela linha História, Política e Sociedade; membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação: intelectuais, instituições e práticas escolares/UFS.

Referências

CLAPARÈDE, E. A Escola sob Medida e estudos complementares sobre Claparède e sua doutrina por Jean Piaget, Louis Meylan e Pierre Bovet. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura,1973

COOMAN, M. A. de; PEETERS, F. (Madres). Pequena História da Educação. 7. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

DICIONÁRIO DE FOLCLORISTAS BRASILEIROS. Disponível em: <http://www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/dicfrs.htm>. Acesso em 16 jun. 2006

HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

NUNES, C. Anísio Teixeira: a poesia da ação. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2000.

OLGA, I. Escola Nova Christã. In: Revista do Ensino, anno X, nº 128-132, p. 65-76, jul./dez.1936.

ORLANDO, E. de A. Nota prévia sobre a Coleção Monsenhor Álvaro Negromonte. In: Cadernos UFS História da Educação, São Cristóvão: NPGED/UFS, 2006.

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Fernando de Azevedo e a cultura brasileira ou as aventuras e desventuras do criador e da criatura. Dissertação de Mestrado, São Paulo:Pontifícia Universidade Católica, 1995.

VIDAL, Diana Gonçalves, FARIA Filho, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História. v.23, n. 45, jul. 2003, p.37-70. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882003000100003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-0188. Acesso em 16 jun.2006

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

DE ALMEIDA ORLANDO, E. . (2006). UMA LEITURA CATÓLICA DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 45–56. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1553

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.