A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: MODELOS CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO

Autores

  • RLESJOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO

Palavras-chave:

Formação docente, Formação continuada, Modelos de formação

Resumo

Neste artigo apresento, de forma sucinta, o estado da arte das investigações sobre a formação continuada de professores. Caracterizamos os modelos clássico calcado na racionalidade técnica, com suas diferentes terminologias (treinamento, capacitação, reciclagem) e contemporâneo alicerçado na ação-reflexão-ação, onde o educador é o sujeito de sua prática que deve ser permeada por um contínuo processo de formação, sistematizada e capaz de instrumentalizá-lo, para que ele crie e recrie a sua prática através da reflexão sobre o seu cotidiano. Utilizo como referências Carvalho e Gil-Perez (1993), Freire (1996), Nóvoa (1995), Marin (1995), Schön (2000), Menezes (2001), Pimenta e Ghedin (2002), dentre outros. O estudo aponta para a necessidade de elaboração de uma prática educacional que trate a formação e atuação de forma mais rigorosa, competente e interdependentes possibilitando a interpretação e reflexão, próprias da atividade do professor.

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Biografia do Autor

RLESJOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO

Doutor em Educação (UFSC). Professor Adjunto da UFPI/CCE/ Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Vice-Diretor do Centro de Ciência da Educação (UFPI). Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, R. A. . (2006). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: MODELOS CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 75–92. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1551

Edição

Seção

Artigos