VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • POLLYANNA JERICÓ PINTO COELHO Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • JEFFERSON FERNANDES ALVES Universidad Federal de Río Grande del Norte

Palavras-chave:

Interação, Heterotopia, Heterocronia, Dialogismo

Resumo

Neste documento são apresentadas reflexões teóricas sobre o uso do vídeo como ferramenta estimuladora da motivação, estabelecimento de contextos interativo-dialógicos, no processo de ensino-apendizagem. Outrossim, são tecidas relações entre vídeo e outras tecnologias comunicacionais, onde são apontadas as vantagens de sua aplicação no campo pedagógico, bem como, é sinalizado alerta sobre as limitações e os perigos de sua incidência na articulação entre saber e poder em espaços denominados heterotópicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

POLLYANNA JERICÓ PINTO COELHO, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutoranda em Educação - PPGEd/Universidad Federal de Río Grande del Norte/PQI

JEFFERSON FERNANDES ALVES, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Professor Doutor em Educação Universidad Federal de Río Grande del Norte, (Co-orientador)

Referências

ALMEIDA, Cládia Zamboni de. as relações arte/tecnologia no ensino da arte. in: PILAR, Analice Dutra (Org.). A Educação do olhar no ensino das artes. 2 ed. - Porto Alegre: Mediação, 2001.

BARILLI, Renato. Ciência da cultura e fenomenologia dos estilos.Tradução UIsabel Teresa Santos. - Lisboa: Estampa, 1995.

CARNEIRO, Beatriz S. Relâmpagos com claro: Lygia Clarck e Hélio Oiticica, vida com arte. - São Paulo: Imaginário: FAPESP, 204.

DOMINGUES, Diana. Tecnologias, produção artísticas e sensibilização dos sentidos. In: PILAR, Analice, Dutra (Org.). A Educação do olhar no ensino das artes. 2 ed. - Porto Alegre: Mediação, 2001.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. Tradução Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FAVARETTO, Celso. Isto é arte? [s.l.]: Instituto Itaú Cultural, 1999. (1 fita VHS). 15 min.

FERRÉS, Joan. Video e educação. 2 ed.; Tradução Juan Acuña Llorens. Porto Alegre:Artes Medicas, 1996.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar./Jean-Claude Forquim; Tradução de Guará Lopes Louro. - Porto Alegre: artes Médicas Sul, 1993.

GIROUX, Henry A. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação; Tradução Magda França Lopes.. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

GOMEZ, A. I. Pérez. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In: SACRISTAN, J. G.; GÓMEZ, A. I. Peres (Org.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, RS: ARTMED, 1996.

HORST, Cátia Amara. A Questão do signo cinematográfico: um diálogo entre Saussure Peirce e Bakhtin. In: ORMEZZANO, Graciela (Org.). Questões de artes visuais. Passo Fundo: UPF, 2004.

JOBIM e SOUZA, Solange Jobim. Os Paradoxos da imagem e a experiência com o conhecimento e a cultura. In: SOUZA, Solange Jobim e (Org.) Mosaico: imagens do conhecimento. Rio de Janeiro, 2000.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem; Tradução Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

2005-12-12

Como Citar

PINTO COELHO, P. J. ., & FERNANDES ALVES, J. . (2005). VISÕES CAMALEÔNICAS: VANTAGENS E LIMITES DO USO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 111–122. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1458

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)