EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • ADRIANA RIBEIRO FERREIRA Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • ADEMIR JOSÉ ROSSO Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representação Social, Prática Docente, Disciplinas da Parte Diversificada

Resumo

Este trabalho analisa representações sociais (RS) de Educação Ambiental (EA) através de uma pesquisa cujos objetivos foram identificar e discutir as representações associadas às iniciativas dos professores e professoras para a Educação Ambiental no contexto das disciplinas da parte diversificada das grades curriculares do ensino fundamental e médio. A metodologia de pesquisa foi qualitativa e os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e professoras de Ciências e Biologia. As representações associadas às iniciativas para a EA apontam para seis categorias: a naturalista prática (conhecer a natureza); a instrumental/ experimental (conhecer o meio pela razão e pelos conhecimentos científicos); a vicariante (observar o meio e o comportamento do outro); a pedagogizante moralista (conscientizar as crianças para salvar o meio ambiente); a idealista (conscientizar para mudar o comportamento e agir para preservar) e a construtivista (problematizar o meio ambiente e construir o conhecimento). De modo geral, evidenciase a ausência do aspecto relacional do meio ambiente para a efetivação da EA nos dados colhidos com os professores e professoras. A maioria deles/ delas não explica a EA em relação aos fatores políticos, econômicos, culturais, sociais e históricos. Assim, a existência de disciplinas da parte diversificada relacionadas a meio ambiente não vem trazendo contribuições significativas para a efetivação da EA na escola. Salvo algumas exceções, a criação de tais disciplinas está mais relacionada às determinações legais e aos interesses individuais de alguns docentes do que propriamente à ampliação da discussão ambiental na escola.

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Biografia do Autor

ADRIANA RIBEIRO FERREIRA, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação/Universidade Estadual de Ponta Grossa

ADEMIR JOSÉ ROSSO, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação Professor do Programa de Mestrado em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2005-12-12

Como Citar

FERREIRA, A. R. ., & ROSSO, A. J. . (2005). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 66–81. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1455

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