FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES Universidade Federal do Piauí Teresina

Palavras-chave:

Formação de Professor, Prática Pedagógica reflexiva, Reflexão-aeação-ação

Resumo

O artigo desenha o panorama da formação de professores, possibilidades e desafios, apresentando um quadro teórico que se baseia na prática reflexiva do professor. Os aspectos teóricos básicos desse trabalho são: a evolução das idéias pedagógicas de Jonh Dewey, bem como as idéias básicas de Chön, Gomes e Alarcão circulando entre outros estudos voltados para o problema da formação de professores na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva que se efetiva de forma criadora e criativa a partir da ação reflexão-reação-ação.

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Biografia do Autor

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES, Universidade Federal do Piauí Teresina

Doutora em Educação, Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Educação / Centro de Ciências da Educação Universidade Federal do Piauí Teresina - Piauí

Referências

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Publicado

2005-12-12

Como Citar

MACÊDO MENDES, B. M. . (2005). FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 37–45. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1452

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