A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE

Autores

  • ELMO DE SOUZA LIMA Universidade Federal do Piauí
  • JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação continuada de professo­res, Ensino de Ciências Naturais, Educação

Resumo

Este artigo analisa os processos de formação conti­ nuada de professores de Ciências Naturais desenvol­ vidos no semi­árido piauiense, demonstrando suasli­ mitações tanto na questão do acesso, quanto na pro­ posta pedagógica. Trata­se de um estudo descritivo de cunho qualitativo e que consistiu, na fase explora­tória, na análise dos projetos de formação de docen­tes desenvolvidos por algumas organizações sociais voltados para o desenvolvimento de uma educação contextualizada no semi­árido. As reflexões teóricas fundamentam­se em Freire (1997), Giroux (1997), Pe­reira (1999), Schön (2000), Delizoicov,Angotti e Per­nambuco (2002), Mendes Sobrinho (2006) e Pimenta (2006). O estudo empírico consistiu na observação participante sobre as práticas de formação docente no semi­árido. Os resultados indicam que as ativida­ des consistem em cursos construídos numa perspec­tiva fragmentada e cientificista que pouco dialoga coma realidade geo­ambiental do semi­árido. Os proces­ sos de formação de professores de ciências desenvol­ vidos com base na reflexão crítica da realidade, natroca de experiência e na análise críticas de suas prá­ticas pedagógicas apresentam­se como um saída para a formação de professores críticos e reflexivos.

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Biografia do Autor

ELMO DE SOUZA LIMA , Universidade Federal do Piauí

Pedagogo, mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, Universidad Federal de Piauí

Doutor em Educação e docente do Programa de Pós­Graduação em Educação (Universidad Federal de Piauí).

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Publicado

2007-06-12

Como Citar

DE SOUZA LIMA , E. ., & DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, J. A. . (2007). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI­ ÁRIDO PIAUIENSE . Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 85–96. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1444

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