POLÍTICA DE ORIENTAÇÃO PARA FORMAÇÃO DO POLICIAL CIVIL NO PIAUÍ
Palavras-chave:
Política de Formação, Polícia, Prática Profissional, DemocraciaResumo
Este artigo trata das políticas orientadoras para for mação do policial civil no Estado do Piauí, no período de 20002003.As questões evocadas são: 1)a influên cia das diretrizes e dos parâmetros da política de ori entação para formação de policiais ocorre na prática? 2) O conteúdo da grade curricular influencia na forma ção do perfil e na prática profissional do policial? O percurso metodológico buscou observar as elabora ções dos documentos oficiais das políticas orientado ras, as grades curriculares dos cursos de formação e consolidar as questões pelas entrevistas semiestru turadas realizadas com policiais civis. Ao final desta camos que os cursos seguem as orientações oficiais, mas não conseguem êxito na formatação do perfil do policial para uma sociedade democrática.
Downloads
Referências
ABNT. Norma 6023 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro.Agosto de 2002.
ABNT. Norma 14724 – Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos Apresentação. Rio de Janeiro. Dezembro de 2005.
BRASIL. Ministério da Justiça – Programa Nacional dos Direitos Humanos. Brasília:Ministério da Justiça, 1996.
______. Ministério da Justiça Secretaria Nacional da Segurança Publica. Bases Curriculares para a Formação dos Profissionais da Área de Segurança do Cidadão. Brasília: Ministério da Justiça, 2000.
BRETAS, M. L. A guerra das ruas: o povo e polícia na cidade do Rio de Janeiro Rio de Janeiro:Arquivo Nacional, 1997.
COMPARATO, F. K. APolícia e a Ética na Segurança Pública. In: MORAES, B. B. (Coord.). O Papel da Polícia no Regime Democrático. São Paulo: MAGEART, 1960. p.89 – 108.
FERNANDES, J. A. O Primeiro Convênio Policial Brasileiro. In: Arquivos da Polícia Civil de São Paulo, vol. III. Revista Técnico – Cientifica, 1965.
FERNANDES, H. R. Rondas à Cidade: uma coreografia do Poder. Tempo Social. Ver Social. USP, São Paulo, 1(2): 121134, 2º sem., 1989.
FIGUEREDO, A. M. de; SOUZA, S. R. G. de. Como Elaborar Projetos, Monografias, Dissertações e Teses. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2005.
FONSECA, G. Rudolph Archibald Reiss: O introdutor do Ensino Policial em São Paulo. In: Arquivos da Polícia Civil de São Paulo. Vol. XLII, Revista TécnicoCientífica, 1984.
MINGARDI, G. Tiras, Gansos e Trutas. Cotidiano e Reforma na Polícia Civil. São Paulo: Scritta, 1992.
PIAUÍ. Constituição do Estado do Piauí. Teresina:COMEPI, 1990.
______. Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Lei Complementar nº 01, de 26 de janeiro de 1990). Teresina : COMEPI, 2000.
______. Governo do Estado do Piauí/ Universidade Estadual do Piauí/ Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.Concurso Público para os Cargos deAgente e Escrivão de Polícia Civil. Manual do Candidato.Teresina. digitado, abril, 2000.
______. Governo do Estado do Piauí/ Universidade Estadual do Piauí/ Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.Concurso Público para o cargo de Delegado de Polícia Civil. Manual do Candidato.Teresina. digitado, abril, 2000.
______. Secretaria Estadual da Secretaria de Segurança Pública – Academia de Polícia Civil ‘Sebastião da Rocha Leal’. Manual do Aluno. Teresina: Secretaria da Segurança
Pública/ACADEPOL, 2000.
______. Secretaria Estadual da Secretaria de Segurança Pública – Academia de Polícia Civil ‘Sebastião da Rocha Leal’. Projeto de Curso de Formação para Escrivão de Polícia
Civil. Teresina: Secretaria da Segurança Pública/ACADEPOL, agosto, 2000.
______. Secretaria Estadual da Secretaria de Segurança Pública – Academia de Polícia Civil ‘Sebastião da Rocha Leal’. Projeto de Curso de Formação para Delegado de Polícia Civil. Teresina: Secretaria da Segurança Pública/ACADEPOL, agosto, 2000.
SAVIANI, N. Saber Escolar, Currículo e Didática. CampinasSP: Autores Associados, 2000.