AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ

Autores

  • SANDRA MARIA COÊLHO DE OLIVEIRA Universidade Federal do Ceará
  • WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Avaliação do aprendizado, Propos­tas da SEDUC, Prática Docente

Resumo

Este estudo tevecomoobjetivo geral avaliar arepercus­ são na prática docente das propostas oficiais para a avaliação do aprendizado da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) em 2000 e 2004. Intencio­ nou­se, ademais, investigar as concepções de avalia­ ção do aprendizado que norteiam a prática docente; verificar em que medida os professores estão informa­ dos sobre os fundamentos teóricos das propostas ava­ liativas instaladas pela SEDUC e identificar a reação docente às propostas de avaliação daSEDUC de 2000 e 2004. Assim, foi realizado estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos (Fortale­ za, CE), na qual os resultados indicaram (a) que houve resistência por parte dos docentes frente à proposta avaliativa de 2000, havendo, no entanto, aceitação da de2004; (b) que astransformaçõespretendidasnocam­ po da avaliação doaprendizado devem ser qualificadas duplamente (tanto em termos de formação quanto em termos de melhoria das condições materiais).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SANDRA MARIA COÊLHO DE OLIVEIRA , Universidade Federal do Ceará

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestra em Educação (UFC) na linha de pesquisa em Avaliação Educacional do Núcleo deAvaliação Educacional (NAVE); Diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos. E­mail: 

WAGNER BANDEIRA ANDRIOLA, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Psicometria e Mestre em Psicologia Social e do Trabalho, ambos os títulos pela Universidade de Brasília; Doutor em Educação pela Universidad Complutense de Madrid; Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenador doNúcleodeAvaliaçãoEducacional(NAVE)doProgramadeMestradoeDoutoradoem Educação da UFC; Presidente da Comissão Própria deAvaliação (CPA); Coordenador deAnálise Institucional eAvaliação da Pró­Reitoria dePlanejamento da UFC;Avaliador Institucional do DEAES/INEP/MEC. 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BOGDAN, R. E.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação – uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto, 1994.

CEARÁ. Secretaria da Educação Básica. Referenciais Curriculares Básicos. Fortaleza: 1997.

______.______. Referenciais Curriculares Básicos – Ensino Médio. Fortaleza: 2000.

______. Conselho de Educação do Ceará. Parecer nº 1030/1999. Fortaleza:1999.

______.______. Parecer nº 0142/2004. Fortaleza:2004. DEPRESBITERIS, L. O desafio da avaliação da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1989.

______. Avaliação da aprendizagem – revendo conceitos e posições. In: SOUSA, C. P. de. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

ESTEBAN, M. T. O que sabe quem erra? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

ESTEVE, J. M. O mal­estar docente: a sala­de­aula e a saúde dos professores. Tradução Durley de Carvalho Cavicchia. Bauru: SP, EDUSC, 1999.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

HADJI, C.. Avaliação desmistificada. PortoAlegre:ARTMED Editora, 2001.

HOFFMANN, J. Contos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre, RS: Mediação, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

LOIOLA; THERRIEN. Experiência e competência no ensino: pistas de reflexões sobre a natureza do saber­ensinar na perspectiva da ergonomia do trabalho docente. Educação & Sociedade: revista quadrimestral de Ciência e Educação. Dossiê “Os Saberes Docentes e sua Formação”. Campinas, CEDES, n. 74, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Aescola avalia ou examina. Abceducatio a revista da educação. Ano 3, n. 15, 2002.

PERRENOUD, P. Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n. 108, p. 7­26, nov. 1999. RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 1998. ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.

SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética­libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo, 1993.

______. Ciclos. Revista de Educação AEC, n. 111, 1999.

Downloads

Publicado

2007-06-12

Como Citar

COÊLHO DE OLIVEIRA , S. M. ., & BANDEIRA ANDRIOLA, W. . (2007). AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ. Linguagens, Educação E Sociedade, (16), 33–50. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1440

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.