AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE PROPOSTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ
Palavras-chave:
Avaliação do aprendizado, Propostas da SEDUC, Prática DocenteResumo
Este estudo tevecomoobjetivo geral avaliar arepercus são na prática docente das propostas oficiais para a avaliação do aprendizado da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) em 2000 e 2004. Intencio nouse, ademais, investigar as concepções de avalia ção do aprendizado que norteiam a prática docente; verificar em que medida os professores estão informa dos sobre os fundamentos teóricos das propostas ava liativas instaladas pela SEDUC e identificar a reação docente às propostas de avaliação daSEDUC de 2000 e 2004. Assim, foi realizado estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos (Fortale za, CE), na qual os resultados indicaram (a) que houve resistência por parte dos docentes frente à proposta avaliativa de 2000, havendo, no entanto, aceitação da de2004; (b) que astransformaçõespretendidasnocam po da avaliação doaprendizado devem ser qualificadas duplamente (tanto em termos de formação quanto em termos de melhoria das condições materiais).
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