HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA

Autores

  • TEREZINHA GOMES DA SILVA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Psicologia Sócio-Histórica, Identidade, História de vida

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TEREZINHA GOMES DA SILVA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez, 2002.

BRITO, A. E. Os saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 185f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2003.

CIAMPA, A. da C. Identidade In: LANE, S. T. M; CODO, W. (Org) Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 58-75.

______. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 1995.

FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FREITAS, M. T. de A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 21-39, jul. 2002.

GATTI, B. A. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85 - 90, ago. 1996.

GONÇALVES, L. A. O. Trabalho docente e subjetividade: embate teórico e novas perspectivas. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo: USP, v. 22, p. 43-71, jul/dez 1996.

JOSSO, M. C. As dimensões formadoras da escrita da narrativa da história de vida: da estranheza do outro à estranheza de si. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002. p. 130-146.

LANE, S. T. M. A mediação emocional na constituição do psiquismo humano. In: LANE, S. T. M; SAWAIA, B. (Orgs.). Novas Veredas da Psicologia social. São Paulo: EDUC/Brasiliense, 1995. p. 55-63.

______. A dialética da subjetividade versus objetividade. In: FURTADO, O; GONZALEZ REY, F. L. (Orgs.). Por uma Psicologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 11-27.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1995.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: os saberes da docência e a identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, v.22, n. 2, p. 72 – 88, jul/dez, 1996.

SOUSA, E. C. de. Pesquisa narrativa e escrita autobiográfica: interfaces metodológicas e formativas. In:______. ; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006. p. 135-147.

VIGOTSKY, A formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 1996.

______. O manuscrito de 1929 - Temas sobre a constituição cultural do homem. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, julho, 2000.

WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Downloads

Publicado

2007-12-12

Como Citar

GOMES DA SILVA, T. . (2007). HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 73–89. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)