HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA

Autores

  • TEREZINHA GOMES DA SILVA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Psicologia Sócio-Histórica, Identidade, História de vida

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade.

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Biografia do Autor

TEREZINHA GOMES DA SILVA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2007-12-12

Como Citar

GOMES DA SILVA, T. . (2007). HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 73–89. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435

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