CURRÍCULO: QUE CONTEÚDOS SÃO ENSINADOS E APRENDIDOS?

Autores

  • MARIA SALONILDE FERREIRA Universidade do Piauí

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Conhecimento, Concepção

Resumo

O currículo escolar sofreu, durante todo século passado, uma série de questionamentos, a maioria deles em torno da indagação: O que devemos ensinar? Na prática, ou seja, na mentalidade dos professores, nas situações de aprendizagem cotidianas, nas regulamentações da administração educativas, bem como nos livros textos, a idéia predominante é de transmissão de conhecimentos sintetizados nas disciplinas escolares. Em face dessa situação, a questão que fazemos é: o que de fato aprendemos na escola? Neste estudo, o foco está na modalidade cognoscitiva do ato de pensar – o conceber. No que se refere a essa modalidade de conhecimento, observamos que no dia-a-dia é muito comum ouvir as pessoas se referirem à concepção disso, à concepção daquilo. Observamos também que nos textos acadêmicos o termo concepção é utilizado como se o seu significado fosse tão consensual que não necessitasse precisá-lo. Considerando que as proposta curriculares que se efetivam nas instituições escolares não colocam como foco do processo ensino-aprendizagem a (re) elaboração do conhecimento no nível dos conceitos científicos. Nesse sentido, abordaremos o tema esclarecendo o significado de concepção no processo de construção dos currículos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA SALONILDE FERREIRA, Universidade do Piauí

Doutora em Ciências da Educação. Pesquisadora colaboradora da Base de Pesquisa: Currículo, Saberes e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Base de Pesquisa Formar do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Piauí.

Referências

APPLE, M. Educando à Direita: mercado, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo:Cortez, 2003.

AURÉLIO, B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: NovaFronteira, 1975.

ADORNO, T. W. Mínima Moralia. reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Àtica, 1992.

ANGELUCCI, C. B. et al. O estado da arte da pesquisa sobre fracasso escolar (1991 – 2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa. São Paulo: EDUSP, Jan./Abr. 2004, v.30, n.1, p.51 – 72.

BELLOCHIO, C. R. Formação de Professores e Educação musical: a construção de dois projetos colaborativos. Educação. Santa Maria, 2003, v. 28, n.2.

CAPRA, F. A. Conexões Ocultas ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.

COMTE-SPONVILLE, A. Viver. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FERREIRA, M. S. O Currículo e sua Trama. In: ALMEIDA, Mª D. (Org.). Currículo como artefato social. Natal: EDFRN, 2000, p. 13 – 25.

______. Escola e Elaboração do Saber. In: EPENN. 16. 2003, Sergipe. Anais... São Cristóvão: UFS, 2003, 14p. CD-ROM.

______. Puxando Fios. In: EPENN, 17., 2005, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2005, 14p. CDROM.

GOODSON, I. F. A. Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GUIMARÃES, Mª do C. L. Debate sobre a descentralização de políticas públicas: um balaço. Educação e Pesquisa. São Paulo: EDUSP, n. 1, v. 30, jan/abr. 2004.

LEVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.

MARTINS, R. A. Concepção de roubo em pré-escolares. Educação e Sociedade. 1997, n. 59, v. 18.

MORIN, E. O Método III. O conhecimento do conhecimento. Lisboa: Publicações EuropaAmérica, 1996.

______.O Método IV. As Idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Lisboa:Publicações Europa-América, 1991.

______.(Org.) A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

______. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da práticas? In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 119-147.

RUBINSTEIN, S. Princípios de Psicologia Geral. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

ULLMAN, S. Semântica: uma introdução a uma ciência do significado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

Downloads

Publicado

2007-12-12

Como Citar

SALONILDE FERREIRA, M. . (2007). CURRÍCULO: QUE CONTEÚDOS SÃO ENSINADOS E APRENDIDOS?. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 09–20. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1429

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)