A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESSUPOSTOS INCLUSIVOS

Autores

  • FABIANA ZANOL ARAÚJO Universidade Federal do Espírito Santo
  • MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO Universidade Federal de Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7583

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno Opositivo Desafiador, Educação Física

Resumo

O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado por comportamentos de negação, desafiadores, desobedientes e hostis para com figuras de autoridade. Em geral, as crianças começam a apresentar as características no início da infância, época em que esses comportamentos são esperados. Por isso, há a necessidade de se avaliar em que situações esses comportamentos ocorrem, a intensidade e prejuízo que geram a fim de distinguir esse transtorno dos desafios normais da idade. Tendo em vista a complexidade do transtorno supracitado e a presença de um aluno com o mesmo em uma escola de ensino comum do município de Vitória-ES, na qual trabalhamos, resolvemos fazer este estudo que tem como objetivo central trazer à tona o processo de inclusão do indivíduo com esse transtorno nas aulas de educação física. Para atingir o objetivo exposto, recorremos à metodologia pesquisa-ação porque essa metodologia se constitui como um instrumento importante para colocar em colaboração o praticante e o pesquisador na implementação de ações didádico-pedagógicas. Para a produção de dados, utilizamos a observação participante e, para a interpretação deles, recorremos aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e de seus colaboradores. Como resultados desse trabalho, ressaltamos a necessidade de propostas metodológicas para o trabalho pedagógico com a criança com esse transtorno, onde cada criança é singular. Por isso, nós professores devemos observar quais atividades a criança aprecia realizar dentro do contexto escolar, assim, o contexto social e cultural do sujeito será valorizado e as características biológicas serão deixadas em segundo plano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FABIANA ZANOL ARAÚJO , Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Treinamento Desportivo, musculação e Personal Training, licenciada em Educação Física. Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Vitória. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em Educação e Inclusão – GEPEI – Universidade Federal do Espírito Santo.

MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO, Universidade Federal de Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Espírito Santo, na linha de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas, especialista em Educação Inclusiva pelo ISECUB e em Gestão Escolar pela Faculdade Afonso Cláudios/ES. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor de Biologia e de Ciências na SEDU do Estado do Espírito Santo. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em Educação e Inclusão - GEPEI – Universidade Federal do Espírito Santo. 

Referências

ABREU, J. R. G. Inclusão na Educação Física Escolar: Abrindo Novas Trilhas. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.

CARMO, A. A. do. Inclusão escolar e a educação física: que movimentos são estes? Revista Integração, Brasília, ano 14, p.6-13, mar. 2002. Edição especial: Educação Física Adaptada.

CARVALHO, R.E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2007.

CASTRO, E. Afetividade e limites: uma parceria entre família e escola/ Edileide Castro – 3. ed. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

CHICON, J. F. Inclusão na Educação física escolar: construindo caminhos. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de pós- Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

CHICON, J. F. Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica. Vitória: ADUFES,2004.

CUNHA, E. Afeto e aprendizagem: amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008.

FREITAS, M. C. de. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013.

KAPLAN, H I.; SADOCK J.; GREB. A. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do comportamento e Psiquiatria Clínica. 7. ed. 3. reimpressão. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KLIPPEL, M. V. O jogo na Educação Física Infantil: usos e apropriações em uma CMEI de Vitória/ES. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.

LUISELLI, J. K. Características clínicas e tratamento do transtorno desafiador de oposição. In: V. E. Caballo e M. Simon (Orgs.). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos específicos. São Paulo: Santos, 2005. (p. 39- 55).

MAGALHÃES, R. C. B. P. (Org.) Educação inclusiva e escolarização: política e formação docente. Brasília: Liber Livro, 2011.

MONDONI, S. M. PITLUIK, R. Transtorno desafiador de oposição (TDO). Disponível em: http://www.mentalhelp.com/sua-saude/perguntas-e-respostas/tourette-tiques-e-cacoetes. Acessado em 23 de outubro de 2014.

ORRÙ, S. E. (org.) para além da educação especial: avanços e desafios de uma educação inclusiva. . Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

PORTO, O. Bases da Psicopedagogia: diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem. 5° Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

RELVAS, M. P. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

SAMPAIO, S. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 3° Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

SOBRINHO, F. P. N. Inclusão educacional: Pesquisa e interfaces. Rio de Janeiro: Ed.Livre Expressão. 2003.

TEIXEIRA, G. Terapêutica medicamentosa no transtorno desafiador opositivo. Arquivos brasileiros de psiquiatria, neurologia e medicina legal – vol. 100 nº 02; abr/maio/jun 2006. Disponível em: http://www.comportamentoinfantil.com/tdo1.pdf. Acessado em 17 de novembro de 2014.

URICOCHEA, A. S. Diversidade e Inclusão: A vivência de um novo paradigma. Disponível em < www.moodle.ufba.br/inclusão.doc>. Acesso em 15 dez. 2014.

VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; PANTALEÃO, E.(ORGS.). Educação especial: indícios, registros e práticas de inclusão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7° Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

_______________. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

_______________. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

_______________. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 12° edição-São Paulo: Ícone,2012.

_______________. Obras escogidas V – Fundamentos de Defectologia. Madri: Visor, 1997.

_______________. Psicologia pedagógica. . 3° Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

ZANOL ARAÚJO , F. ., & MENDES ARAÚJO, M. P. . (2017). A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESSUPOSTOS INCLUSIVOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 190-208. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7583

Edição

Seção

Artigos