JUVENTUDE E PAZ: Pensando esta relação
Palavras-chave:
Juventudes, Cultura de Paz, EscolaResumo
Neste texto, apresentamos a experiência de pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública de Teresina-PI, com o objetivo de colaborar na construção de uma Cultura de Paz nesse ambiente escolar. A pesquisa foi realizada de junho de 2010 a junho de 2011, envolvendo 71 alunos das turmas de 6º ao 9º do Ensino Fundamental, a equipe gestora, os funcionários e os professores. Em conformidade com esta modalidade de pesquisa definimos: o campo de análise, constituído pelos autores que tratam sobre a nossa temática; o campo de intervenção, a Escola Maria Melo, espaço escolhido como lócus do estudo; e os dispositivos ou estratégias como grupos focais, questionários e oficinas temáticas. Dos resultados, em fase de sistematização, destacamos os que se referem às percepções dos jovens sobre o tema paz. A análise institucional mostrou que o conceito de paz, predominante no grupo, é aquele em que a paz é associada à quietude, harmonia e tranquilidade, resumida à dimensão individual. Também ficou evidenciado que o debate e a problematização da realidade proporcionou aos jovens refletirem sobre suas vivências. Sinalizam um processo de mudança e construção de novos saberes e atitudes relacionados à Cultura de Paz.
Downloads
Referências
ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Juventude e Contemporaneidade. mai./ jun./Jul./Ago. 1997, n. 5; set./out./nov./Dez. 1997, n. 6. Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
ABRAMO, Helena W.; FREITAS, M. Virgínia de; SPÓSITO, Marília P. (Orgs.) Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2008
GALTUNG, Johan. Sobre La Paz. Barcelona: Fontanária. 1985
GROPPO, Luís Antonio. Juventudes: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Em torno do Conceito da Paz. In: BALESTRERI, Ricardo Brisolla (Org.). Na Inquietude da Paz. Passo Fundo, RS: CAPEC, 2003. p. 33-59.
________. Desafios para a construção de uma Cultura de Paz. In: I Seminário Direitos Humanos e Educação para a Paz. Brasília, 8 e 9.dez. 2005, p. 2-5. Disponível em: http://www.comunidadesegura.org/files/active/0/Desafios%20para%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20uma%20cultura%20de%20paz.pdf Acessado em 11 abr.
________. Aprender a Educar para a Paz: instrumental para capacitação de educadores em educação para a paz. Goiás: Editora Rede da Paz, 2006.
JARES. Xesus R. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed. 2002
________________. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007.
LYRA, Jorge et al. “A gente não pode fazer nada, só podemos decidir sabor de sorvete”. Adolescentes: de sujeito de necessidades a um sujeito de direitos. Cadernos Cedes. Campinas, v. 22, n. 57, p. 9-21, ago./2002.
MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Juventude, professores e escola: possibilidades de encontros. Ijui: Ed. UNIJUI, 2003.
________. Juventude, Paz e Espiritualidade: Opção por uma Prática Educativa Ético-amorosa. In: IBIAPINA, Ivana Maria L. de M.; CARVALHO, Maria Vilani C. de. (Orgs.). A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. IV Encontro de pesquisa em educação da UFPI. Teresina: Ed. UFPI, 2006. p.167-178.
________. Juventudes e Cultura de Paz: Diálogos de Esperança. Revista Linguagem, Educação e Sociedade, Teresina, ano 12, n. 16, p. 65-70, jan./jun. 2007.
MATOS, Kelma Socorro Lopes de; NASCIMENTO, Verônica S.; Articulando saberes da educação para a paz e educação ambiental: o anúncio de uma nova era. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de; NASCIMENTO, Verônica S.; NONATO JÚNIOR, Raimundo. (Orgs.). Cultura de Paz: do Conhecimento à Sabedoria. Fortaleza: Edições UFC, 2008. p.64-78.
MILANI, Feizi M. De espectadores a protagonistas da Cultura de Paz. In: BALESTRERI, Ricardo Brisolla (Org.). Na Inquietude da Paz. Passo Fundo, RS: CAPEC, 2003. p. 13-31
MOREIRA, Maria Ignez Costa. Pesquisa-intervenção: suas especificidades e aspectos da interação entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa. In: CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Ed. FAPERJ/NAU. 2009. p. 409-432.
PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Juventude e Contemporaneidade. n. 5, Mai./Jun./Jul./Ago. 1997; Set./Out./Nov./ Dez. 1997, n. 6. Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
POCAHY, Fernando Altair; NARDI, Henrique Caetano. Saindo do armário e entrando em cena: juventudes, sexualidades e vulnerabilidade social. Revista Estudos Feministas.Florianópolis, v. 1, n. 15. Jan./abr. 2007.
RABBANI, Martha Jalali. Por que educar para a paz? Disponível em: http://douglashrhds.blogspot.com/2008/02/por-qu-educar-parapaz.html. Acessado em 11/04/2009.
ROCHA, Marisa Lopes. Psicologia e as práticas institucionais: A pesquisa-intervenção em movimento. Revista PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 37, n. 2, p. 169-174, maio/ago. 2006.
ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Kátia Faria. Pesquisaintervenção e a produção de novas análises. Revista Ciência e Profissão, v. 4, n. 23, p. 64-71, 2003.
ROCHA, Marisa Lopes da; UZIEL, Anna Paula. Pesquisaintervenção e novas análises no encontro da Psicologia com as instituições de formação. In: CASTRO, Lúcia Rabello e; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ/NAU, 2008. p. 532-556.
SATO, Leny. Pesquisar e intervir: encontrando o caminho do meio. In: CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisaintervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ/ NAU. 2008. p. 171-178.
SARRIERA, Jorge Castellá; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Pesquisa e intervenção junto a adolescentes: experiências que ensinam. In: CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ/NAU. 2008. p. 43-61.
TUVILLA RAYO, José. Educação em Direitos Humanos: rumo a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2004.
YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.