JUVENTUDE E PAZ: Pensando esta relação

Autores

  • ROSA MARIA DE ALMEIDA MACÊDO Universidad Federal de Piauí
  • KELMA SOCORRO ALVES LOPES DE MATOS Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Juventudes, Cultura de Paz, Escola

Resumo

Neste texto, apresentamos a experiência de pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública de Teresina-PI, com o objetivo de colaborar na construção de uma Cultura de Paz nesse ambiente escolar. A pesquisa foi realizada de junho de 2010 a junho de 2011, envolvendo 71 alunos das turmas de 6º ao 9º do Ensino Fundamental, a equipe gestora, os funcionários e os professores. Em conformidade com esta modalidade de pesquisa definimos: o campo de análise, constituído pelos autores que tratam sobre a nossa temática; o campo de intervenção, a Escola Maria Melo, espaço escolhido como lócus do estudo; e os dispositivos ou estratégias como grupos focais, questionários e oficinas temáticas. Dos resultados, em fase de sistematização, destacamos os que se referem às percepções dos jovens sobre o tema paz. A análise institucional mostrou que o conceito de paz, predominante no grupo, é aquele em que a paz é associada à quietude, harmonia e tranquilidade, resumida à dimensão individual. Também ficou evidenciado que o debate e a problematização da realidade proporcionou aos jovens refletirem sobre suas vivências. Sinalizam um processo de mudança e construção de novos saberes e atitudes relacionados à Cultura de Paz.

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Biografia do Autor

ROSA MARIA DE ALMEIDA MACÊDO, Universidad Federal de Piauí

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidad Federal de Piauí e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC.

KELMA SOCORRO ALVES LOPES DE MATOS, Universidad Federal de Piauí

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC.

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Publicado

2012-12-11

Como Citar

DE ALMEIDA MACÊDO, R. M. ., & ALVES LOPES DE MATOS, K. S. . (2012). JUVENTUDE E PAZ: Pensando esta relação. Linguagens, Educação E Sociedade, (24), 159–174. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1423

Edição

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