A ARTE NA SENSIBILIDADE DO PENSAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • GABRIELA DE ANGELIS BARROS Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Arte, Educação, Sensibilização

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicitar o potencial educativo da arte no ambiente escolar, como contribuição na sensibilização do pensamento do educando. O tema relaciona a função social da arte na sociedade e a exteriorização do pensamento humano, através da criação de formas e símbolos que estão incorporados no mundo do trabalho, e que interfere sensivelmente na produção artística. Por esta razão, o presente estudo verificou que a arte contribui sensivelmente com o desenvolvimento educacional dos alunos, pois ela tem um papel significativo no processo criativo na formação do pensamento. Desta forma, evidencia que a arte, como campo de conhecimento, está conectada com a apreensão da realidade e deve estar inserida no processo educacional, como formadora de valores e opiniões que contribuem na formação do pensamento humano.

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Biografia do Autor

GABRIELA DE ANGELIS BARROS, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Rede Municipal de Ensino de Maringá, pedagoga do Estado do Paraná, professora da Faculdade FAINSEP (Maingá) e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Paraná.

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Publicado

2012-12-11

Como Citar

BARROS, G. D. A. . (2012). A ARTE NA SENSIBILIDADE DO PENSAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (24), 93–112. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1419

Edição

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