OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa

Autores

  • ELVIRA M. GODINHO ARANHA Universidade Católica de São Paulo
  • VIRGÍNIA CAMPOS MACHADO Universidade Católica de São Paulo
  • WEDJA LEAL Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Pesquisa, Psicologia sócio-histórica, Formação de pesquisadores

Resumo

Esta apresentação tem como objetivo descrever o processo de análise e interpretação compartilhada, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade, pertencente ao Programa de estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, nos anos de 2010/2011, durante a disciplina-projeto “Observação e análise da atividade: subsídios para a formação continuada de professores” sob a supervisão das professoras dr.ª Wanda Maria Junqueira e dr.ª Claudia Davis. A experiência em foco teve como característica peculiar o fato de todo o processo de pesquisa ter sido realizado em grupo, desde o contato inicial com a escola até a análise dos dados, o que contribuiu para o a elevação do resultado obtido. Descrevemos como se deu a entrada no campo, as primeiras decisões tomadas na pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos adotados durante o processo, assim como a importância do referencial teórico para orientação das ações do pesquisador. Os resultados indicaram que o processo coletivo de pesquisa qualificou a análise realizada e contribuiu para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.

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Biografia do Autor

ELVIRA M. GODINHO ARANHA, Universidade Católica de São Paulo

As três autoras são doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

VIRGÍNIA CAMPOS MACHADO, Universidade Católica de São Paulo

As três autoras são doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

WEDJA LEAL, Universidade Católica de São Paulo

As três autoras são doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

GODINHO ARANHA, E. M. ., CAMPOS MACHADO, V. ., & LEAL, W. . (2012). OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 167–182. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411

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