CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais

Autores

  • ANA CARMITA BEZERRA DE SOUZA Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Educação, Currículo cultural, Indústria cultural, Pedagogia da mídia

Resumo

Neste artigo elucidam-se aspectos dos processos formativos contemporâneos ao evidenciar características e espaços da educação intencional que ocorre a partir dos conteúdos ofertados pela mídia. Para as finalidades deste texto, tais conteúdos, que são encontrados em abundância em rádios, cinemas, shows, televisão, shoppings, internet, bancas e livrarias são denominados como currículo cultural. Discute-se o conceito de currículo cultural, bem como seus formatos e espaços de atuação pedagógica; apresentam-se as teorias que antecedem a ele - indústria cultural e semiformação - elaboradas pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer. E por fim, faz-se uma revisão de literatura das pesquisas que vêm sendo empreendidas no âmbito da educação, tendo como foco o currículo cultural e o desvelamento de suas ações pedagógicas. Constata-se que a escola ganha com isso grandes desafios e necessita atualizar discursos, currículos e atitudes pedagógicas.

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Biografia do Autor

ANA CARMITA BEZERRA DE SOUZA, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí – curso de Pedagogia - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros -CSHNB; doutora e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC; especialista em Didática da Arte Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

BEZERRA DE SOUZA, A. C. . (2012). CURRÍCULO CULTURAL E EDUCAÇÃO: Fragmentos históricos e mapeamentos conceituais. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 81–110. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1407

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