EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE

Autores

  • EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Catecismos católicos, Educação, História

Resumo

Este artigo apresenta a coleção de catecismos Monsenhor Álvaro Negromonte, produzida entre os anos de 1930 e 1960, analisando-a como um projeto educacional que renovou as bases do ensino de catecismo no Brasil, incorporando pressupostos das correntes escolanovistas. Do ponto de vista metodológico, esses livros são analisados na perspectiva proposta por Chartier, considerando o texto em seu suporte material e atentando ainda para o seu formato de coleção como estratégia editorial constituída para aumentar a circulação desse objeto que sempre fez parte do mercado editorial. Este trabalho busca, ainda, compreender a representação que esses livros tiveram na sociedade brasileira, destacando sua importância para a educação católica e a formação moral que se pretendia como base do projeto de recristianização da nação empreendido pelos católicos com mais fôlego a partir dos anos vinte. Essa análise traz ainda para o debate a relação que se estabeleceu entre Igreja e modernidade através dos impressos, apontando para a apropriação de novas técnicas e dos novos saberes pedagógicos na produção de uma coleção de catecismos que deveria alcançar com maior eficácia o público escolar. A Coleção Monsenhor Álvaro Negromonte marcou a História da Educação Católica, erigindo uma memória em relação ao seu autor como o arauto da renovação do ensino de catecismo que vem passando ao largo da historiografia educacional brasileira.

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Biografia do Autor

EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

DE ALMEIDA ORLANDO, E. . (2012). EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA COLEÇÃO DE CATECISMOS DO MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE: UMA ANÁLISE DO TEXTO EM SEU SUPORTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 65–86. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1394

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