UMA PEDAGOGIA DOS SENTIDOS NA ESCOLA RURAL SANTA TEREZINHA (SÃO JOÃO DO SABUGI – RN, 1943-1951)

Autores

  • OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETO Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • PAULA SÔNIA DE BRITO Universidad Federal de Río Grande del Norte

Palavras-chave:

Recursos materiais e pedagógicos, Escola Rural Santa Terezinha, Pedagogia dos sentidos

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a pedagogia dos sentidos da Escola Rural Santa Terezinha, na cidade de São João do Sabugi (RN), no período de 1943 a 1951. Com base em fontes orais e documentais (estatutos, entrevistas, livros escolares, regulamentos e material didático), objetivamos refletir sobre os recursos materiais e pedagógicos que particularmente concorriam para a constituição de uma pedagogia dos sentidos das crianças-estudantes daquela escola. Essa é uma história das sensibilidades, delineada a partir do diálogo com Pesavento, Larrosa e Gay, pela qual o conhecimento sensível opera como uma forma de reconhecimento e tradução da realidade. A instrução formativa na Escola Rural Santa Terezinha foi constituída por uma pedagogia dos sentidos direcionada aos conhecimentos e recursos materiais específicos para o ensino de português, de matemática, de religião, de educação física, de ciências, de história, de geografia e da iniciação ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETO, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutora em Educação pela UFRN. Professora de História do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

PAULA SÔNIA DE BRITO, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Mestra em Educação pela UFRN. Professora do Curso de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (UFRN). 

Referências

ALVES, Osvaldina. Relato oral sobre a Escola Rural Santa Terezinha. São João do Sabugi, 17 abr. 2007.

ARAÚJO, Maria Lúcia dos Santos. Escola Estadual “Santa Terezinha”. 2001. 59 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pedagogia) ─ Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2001.

ASSIS, Ermita Lucena Santos de. Relato oral sobre a Escola Rural Santa Terezinha. São João do Sabugi, 14 fev. 2008.

BARROSO, João. Cultura, cultura escolar e cultura de escola.In: FERREIRA, António Gomes. (Org.). Escolas, culturas e identidades. Coimbra: liber, 2004. v. 1.

BRITO, Paula Sônia de. A luta do Bispo Dom José de Medeiros Delgado por educação escolar para todos (Caicó-RN, 1941-1951). 2004. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.

DELGADO, José de Medeiros. Ação social. Natal: Serviço de Publicidade da LBA no Rio Grande do Norte, [1944].

DIOCESE DE CAICÓ. Decreto de fundação da Casa do Pobre. Caicó, 1941. Livro de Tombo 1 (Manuscrito).

ESCOLA RURAL SANTA TEREZINHA. Estatuto. 30 mar. 1950.

ESPINHEIRA, Ariosto. Infância Brasileira – para a segunda série primária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, [1940].

FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 1985.

FREITAS, A. M. de. São João do Sabugi: sinopse. Mossoró: Coleção Mossoroense, 1959.

JESUS, Maria Francisca de. Relato oral sobre a Escola Rural Santa Terezinha. São João do Sabugi, 14 fev. 2008.

GAY, Peter. A experiência burguesa da rainha Vitória a Freud:educação dos sentidos. Tradução Sérgio Bath. São Paulo:Companhia das Letras, 1988.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MEDEIROS FILHO, João Quintino de. Iluminando o sítio: o espaço urbano de São João do Sabugi nos anos 50 do século XX. In: DANTAS, Eugênia; BURITI, Iranilson. Cidade e Região: múltiplas histórias. João Pessoa: Idéia, 2005. p. 85-104.

MEDEIROS, Antônio Luís de. Fundação de São João do Príncipe e emancipação de São João do Sabugi. In: MORAIS, Grinaura Medeiros de; MEDEIROS FILHO, João Quintino de (Org.). Páginas Sabugienses. São João do Sabugi: Edições Mulungu, 1998.

NOSELLA, Paolo. A Educação e o mundo do trabalho: da sociedade industrial à sociedade pós-industrial. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil – Século XX. São Paulo: Vozes, 2005.

NUNES, Clarice. (Des) Encantos da modernidade pedagógica. In: LOPES, Eliane; FARIA FILHO, Luciano M.; Veiga, Cyntia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 371-398.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 2004. Disponível em: <http://nuevomundo.revues.org/index229.html>. Acesso em: 12 set. 2010.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.27, n. 53, p. 11-23, 2007.

SOUZA, Regina Maria Schimmelpfeng de. A cultura material escolar da Deutsche Schule. Revista de História da Educação, São Paulo, n. 14, p. 69-94, maio./ago. 2007.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

DE MEDEIROS NETO, O. M. ., & DE BRITO, P. S. . (2013). UMA PEDAGOGIA DOS SENTIDOS NA ESCOLA RURAL SANTA TEREZINHA (SÃO JOÃO DO SABUGI – RN, 1943-1951). Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 161–176. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1367

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.