A INFLUÊNCIA DOS SABERES DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Saberes docentes, AprendizagemResumo
O artigo apresenta um estudo que teve como cenário investigativo a comparação entre duas escolas que obtiveram um avanço significativo de proficiência nos anos de 2008 a 2012 em uma avaliação externa. Nosso objetivo foi investigar quais são as influências dos saberes docentes para que ocorra a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aplicamos um questionário, uma entrevista e recolhemos atividades com professores do5° ano, segmento avaliado. Referenciamo-nos aos autores do Conhecimento Profissional Docente: Shulman, Ball e Bass e Tardif, assim como a Vergnaud para nos embasar quanto ao objeto matemático. Percebemos que o estudo e uso adequado dos materiais disponibilizados pela Secretária da Educação, assim como a complementação com atividades contextualizadas são fatores significativos no desempenho dos alunos desta escola.
Downloads
Referências
ALENCAR, E. S. Conhecimento Profissional Docente de professores do 5º ano de uma escola com bom desempenho em Matemática: o caso das Estruturas Multiplicativas. Dissertação (Mestrado). São Paulo, 2012.
ARAÚJO, A. M. A passagem da 4.ª para 5.ª série: o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática. Dissertação (Mestrado). UFPR, Curitiba, PR. 2003.
BALL, D. L.; BASS, H. Toward a practice-based theory of mathematical knowlegde for teaching. In: DAVIS, B.; S. E. E. Procedings of the 2002 Anual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group. Edmonton: AB:CMESG/GCEDM, 2003. p. 3-14.
RODRIGUES, I. C. Resolução de problemas em aulas de matemática para alunos de 1.ª a 4.ª série do ensino fundamental e a atuação dos professores. Dissertação (Mestrado) – PUC/SP, São Paulo, 2006.
SÃO PAULO (ESTADO). Saresp 2008: Matrizes de referência para a avaliação: Matemática. São Paulo: SEE, v. 3, 2008c.
______. Relatório do Saresp. FDE – Fundação e Desenvolvimento da Educação. São Paulo, 2008d.
_______. Projeto Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 5°ano Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, São Paulo: FDE 2012.
TARDIF, M. E.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n. 73, dez. XXI.
VERGNAUD, La teoría de los campos conceptuales. Recherches en didáctique des mathématiques, p. 133-170, 1991.