MODELANDO A INFÂNCIA: A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE CURITIBA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • MARIA JOSÉLIA ZANLORENSE Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8711

Palavras-chave:

História da Educação, História das Instituições, Educação e Trabalho, Infância

Resumo

Trata-se no presente estudo, de forma específica, sobre a criação e instalação da Escola de Aprendizes Artífices no Estado do Paraná no início do século XX. O estudo parte de um contexto mais amplo e apresenta as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas no início do Brasil republicano, alterações que determinaram a valorização da educação para atender a formação da população brasileira diante das novas demandas da economia capitalista que se instaurava no país. Apresenta as mudanças socioeconômicas no Estado do Paraná, a exemplo da chegada dos imigrantes, o desenvolvimento da indústria, do comércio e o aumento da população urbana na cidade de Curitiba, capital do Estado. Buscou-se averiguar a formação que esta instituição ofereceu no período de sua instalação e ainda evidenciar a que necessidades essa instituição veio atender. As respostas que se evidenciaram com o decorrer da pesquisa mostrou uma conjuntura de interesses do Estado em atender a demanda do capital.

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Biografia do Autor

MARIA JOSÉLIA ZANLORENSE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oentes – Campus de Guarapuava (UNICENTRO).

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

ZANLORENSE, M. J. . (2014). MODELANDO A INFÂNCIA: A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE CURITIBA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 52–71. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8711

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