O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI NA EDUCAÇÃO

Autores

  • ANTONIA DALVA FRANÇA-CARVALHO Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pibid, Educação, Formação de professores, Ação-Reflexão-Ação

Resumo

Este trabalho aborda sobre a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da Universidade Federal do Piauí. O Programa é financiado pelo MEC/CAPES e objetiva valorizar o magistério e estimular para a docência antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O modus operandis é realizado através da reflexãoação (Habermas, 1982; Giroux, 1997; Stenhouse; 1999; Dewey, 2002; Schön, 2002; Tardif, 2002; Zeichner, 2002), centrando-se no eixo do saber fazer. Neste caso a metodologia aproxima-se do método clínico para fomentar a aquisição de habilidades e competências do trabalho docente, possibilitando a construção da identidade de ser professor fundada em uma epistemologia práticoreflexiva com contornos emancipatórios. Nossa análise evidenciou que os impactos do Pibid, no desenho projetado pela UFPI, incidem sobre todos os sujeitos que estão alocados nas dimensões onde o projeto atua. Na educação superior, quando favorece a construção do ethos profissional docente aliando teoria e prática e assim promovendo a formação docente com base em uma nova epistemologia da prática profissional. E, na educação básica, quando fomenta aprendizagem significativas de procedimentos, conceitos e atitudes em alunos e professores, convergindo para a melhoria do ensino.

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Biografia do Autor

ANTONIA DALVA FRANÇA-CARVALHO, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, Currículo e Ensino pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora Institucional do PIBID da UFPI.

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

FRANÇA-CARVALHO, A. D. . (2014). O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI NA EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 250–268. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1311

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