AVALIAÇÕES INFORMAIS E A CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS MEDIADOS: QUESTÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • MARIA SILVIA PINTO DE MOURA LIBRANDI DA ROCHA Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • TATIANA CRISTINA DOS SANTOS Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • LEANDRO GASPARETI ALVES Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Avaliação Informal, Processos Psicológicos, Práticas Pedagógicas

Resumo

No presente trabalho aborda-se o tema das avaliações escolares informais e suas relações com a constituição dos processos psicológicos mediados. Na literatura científica, destaca-se: (i) que as avaliações informais tendem a focalizar comportamentos, valores e atitudes, (ii) as interrelações entre avaliações informais e formais; (iii) as repercussões das avaliações informais na autoestima dos alunos. O acompanhamento do cotidiano de duas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental (de uma escola estadual e de uma privada) possibilitou evidenciar que as avaliações informais dirigem-se, também, a outros processos psicológicos: memória, atenção, raciocínio e criatividade. Em seguida, analisou-se as avaliações, identificando-se características de críticas ou de encorajamentos; encontrou-se tendências opostas nas duas turmas. Posteriormente, a partir da teoria Histórico-cultural, mostrou-se que as duas professoras responsabilizam os alunos pela eficiência/não-eficiência dos processos, considerando-os como processos naturais. Problematizase, por fim, a tendência crítica das avaliações e seus impactos sobre os alunos da escola pública e a tendência das duas professoras limitarem as possibilidades de constituição de processos conscientemente regulados através do uso intencional de recursos mediacionais.

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Biografia do Autor

MARIA SILVIA PINTO DE MOURA LIBRANDI DA ROCHA, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Eduação. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCCampinas. 

TATIANA CRISTINA DOS SANTOS, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Eduação, graduada em Pedagogia pela PUC-Campinas, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 

LEANDRO GASPARETI ALVES, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação, graduado em Psicologia pela PUC-Campinas, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

DE MOURA LIBRANDI DA ROCHA, M. S. P. ., DOS SANTOS, T. C. ., & GASPARETI ALVES, L. . (2014). AVALIAÇÕES INFORMAIS E A CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS MEDIADOS: QUESTÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 210–227. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1309

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