O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL E AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA

Autores

  • FERNANDA ELISBÃO SILVA DE SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • SUELY SCHERER Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/5869

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Abordagens com uso de computadores, Projeto UCA, Álgebra

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar possibilidades de integração do laptop educacional às práticas pedagógicas de professores de matemática no ensino da álgebra do 8°ano. A pesquisa foi baseada nos estudos das abordagens do uso de computadores na educação e integração de tecnologias ao currículo escolar. A metodologia adotada foi da observação participante, sendo a observação realizada em uma escola pública, de dois professores, durante planejamentos de aulas realizados em parceria com a pesquisadora, e desenvolvimento de aulas com o uso do laptop educacional. Observou-se que os professores apresentaram dificuldades no processo de integração do laptop em suas práticas pedagógicas, mas há possibilidades desta tecnologia ser integrada ao ensino de álgebra do 8º ano em aulas de matemática, em especial com o uso de applets.

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Biografia do Autor

FERNANDA ELISBÃO SILVA DE SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. 

SUELY SCHERER, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrado em Modelagem Matemática. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. Doutorado em Educação (Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Vinculo Institucional: Membro de comitê assessor. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – (PPGEduMat). 

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Publicado

2015-10-26

Como Citar

SILVA DE SOUZA, F. E. ., & SCHERER, S. . (2015). O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL E AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 134–149. https://doi.org/10.26694/5869

Edição

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