PROFESSORAS INICIANTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TECENDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Professoras iniciantes, Cotidiano escolar, Identidade profissionalResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como se constituem as identidades profissionais de professoras iniciantes no cotidiano escolar. Para tanto, partimos do seguinte problema de pesquisa: como as professoras iniciantes constituem suas identidades profissionais que são tecidas nas suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar? No intuito de responder essa questão, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual primamos como métodos de investigação as narrativas, relatos orais e observações no cotidiano de três professoras iniciantes do Ensino Fundamental da rede pública do município de Caxias-MA. Assim, este estudo fundamenta-se em teóricos como: Nóvoa (2000); Salgado, Antezana (2013) e; Guimarães (2004) que aprofundam acerca das identidades docentes; enquanto Delory-Momberger (2008), Bolívar; Domingo; Fernandez (2001), contribuem com o método da narrativa; já Certeau (2012), Oliveira; Sgarbi (2008) e Oliveira (2008a; 2008b; 2012) nos elucidam sobre os estudos do cotidiano, entre outros. Os resultados deste trabalho apontam que as identidades docentes não são fixas, prontas e acabadas, mas, flexíveis, abertas e em permanente construção. Revelações essas evidenciadas pelos sujeitos pesquisados, uma vez que suas identidades decorrem de múltiplas experiências e se tecem em meio aos inúmeros contextos de formação, vivenciados cotidianamente pelas professoras. É mediante o entrelaçamento desses contextos de formação, que se materializam a construção de variados e diferentes saberes e saberesfazeres necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, maio/jun./jul./ago. 2003.
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; FERNANDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodologia. Madrid, ES: Editorial La Muralla, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 19. ed. tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi; João Gomes da Silva Neto; Luis Passeggi. Natal, RN: Ed. UFRN; São Paulo:Paulus, 2008.
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP:Papirus, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HUBERMAN, Michäel. O ciclo de vida profissional dos professores. In.: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, PT: Porto, 2000.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto,1999.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: _____ (Org.). Vidas de professores. 2. ed.Porto, PT: Porto, 2000.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar.In.: FERRAÇO, C. E. (Org.). Cotidiano escolar, formação de professor(as) e currículo. 2. ed. São Paulo:Cortez, 2008a.
_____. Estudos do cotidiano e pesquisa em educação: interfaces com as narrativas autobiográficas na compreensão do potencial emancipatório das práticas educativas cotidianas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.) Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória.Natal, RN: Ed. UFRN; São Paulo: Paulus, 2008b. (Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica e Educação).
_____. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP&A; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte:Autêntica, 2008. (Coleção Temas & Educação).
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In.: _____. (Org.)Saberes pedagógicos e atividade docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ofício de professor: títulos e rótulos ou a desafiadora construção da identidade. In.: ALMEIDA, A. M. B. de; LIMA, M. do S. L.; SILVA, S. P. (Org.). Dialogando com a escola: reflexões do estágio e da ação docente nos cursos de formação de professores. 2. ed. rev. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.
SALGADO, María A. Castañeda; ANTEZANA, Cecilia S. Navia. Identidades docentes: experiencias y modos de identificación en la formación. In: VICENTINI, P. P.; SOUZA, E. C. de; PASSEGGI, M. da C. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.
SILVA, Aida Maria Monteiro. A formação centrada na escola como estratégia institucional. In: GATTI, Bernadete A. et al. (Org.). Por uma política de formação de professores. São Paulo: Ed. UNESP, 2013.
SOARES, Suely Galli. Arquitetura da identidade: sobre educação, ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.