A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESSUPOSTOS INCLUSIVOS

Autores

  • FABIANA ZANOL ARAÚJO Universidade Federal do Espírito Santo
  • MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO Universidade Federal de Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7583

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno Opositivo Desafiador, Educação Física

Resumo

O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado por comportamentos de negação, desafiadores, desobedientes e hostis para com figuras de autoridade. Em geral, as crianças começam a apresentar as características no início da infância, época em que esses comportamentos são esperados. Por isso, há a necessidade de se avaliar em que situações esses comportamentos ocorrem, a intensidade e prejuízo que geram a fim de distinguir esse transtorno dos desafios normais da idade. Tendo em vista a complexidade do transtorno supracitado e a presença de um aluno com o mesmo em uma escola de ensino comum do município de Vitória-ES, na qual trabalhamos, resolvemos fazer este estudo que tem como objetivo central trazer à tona o processo de inclusão do indivíduo com esse transtorno nas aulas de educação física. Para atingir o objetivo exposto, recorremos à metodologia pesquisa-ação porque essa metodologia se constitui como um instrumento importante para colocar em colaboração o praticante e o pesquisador na implementação de ações didádico-pedagógicas. Para a produção de dados, utilizamos a observação participante e, para a interpretação deles, recorremos aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e de seus colaboradores. Como resultados desse trabalho, ressaltamos a necessidade de propostas metodológicas para o trabalho pedagógico com a criança com esse transtorno, onde cada criança é singular. Por isso, nós professores devemos observar quais atividades a criança aprecia realizar dentro do contexto escolar, assim, o contexto social e cultural do sujeito será valorizado e as características biológicas serão deixadas em segundo plano.

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Biografia do Autor

FABIANA ZANOL ARAÚJO , Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Treinamento Desportivo, musculação e Personal Training, licenciada em Educação Física. Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Vitória. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em Educação e Inclusão – GEPEI – Universidade Federal do Espírito Santo.

MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO, Universidade Federal de Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Espírito Santo, na linha de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas, especialista em Educação Inclusiva pelo ISECUB e em Gestão Escolar pela Faculdade Afonso Cláudios/ES. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor de Biologia e de Ciências na SEDU do Estado do Espírito Santo. Integrante do grupo de estudo e pesquisa em Educação e Inclusão - GEPEI – Universidade Federal do Espírito Santo. 

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

ZANOL ARAÚJO , F. ., & MENDES ARAÚJO, M. P. . (2017). A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESSUPOSTOS INCLUSIVOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 190–208. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7583

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