PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO SABER-FAZER DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • SIRLENE BARBOSA DE SOUZA Universidade Federal de Pernambuco
  • ANDRÉA TEREZA BRITO FERREIRA Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7578

Palavras-chave:

Ensino da leitura e da escrita, Práticas pedagógicas, Usos da língua escrita

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as práticas de ensino da leitura e da escrita e os usos dos materiais escritos em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras, no sentido de entender como tais práticas se relacionavam (ou não) com a dinâmica social da escrita, fora da escola (SOARES, 1998). Numa abordagem qualitativa e de cunho etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; BOGDAN; BIKLEM, 1982), realizamos observações das práticas de ensino da leitura e da escrita de duas professoras com gravações em áudio, registros em diário de campo e minientrevistas semiestruturadas antes, durante e após as nossas observações. Os resultados apontaram que as professoras, embora conhecessem as teorias e os discursos oficiais mais atuais, recorriam a vários caminhos teórico-metodológicos para dar conta dos seus objetivos ao ensinar a língua materna em suas classes. Verificamos, ainda, que as práticas escolares de ensino embora, ora se afastem mais, ora menos, dos usos da língua em situações do cotidiano, essas fazem com que a língua escrita na escola adquira uma “existência social” (ROCKWELL, 1985).

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Biografia do Autor

SIRLENE BARBOSA DE SOUZA, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, professora da rede estadual de ensino de Olinda/PE.

ANDRÉA TEREZA BRITO FERREIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, mestra em educação pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-doutora pela Université Paris 8, Vincennes, Saint-Denis, Paris/FR. Professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

BARBOSA DE SOUZA, S. ., & BRITO FERREIRA, A. T. . (2017). PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO SABER-FAZER DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 90–109. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7578

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