ESCOLA SEM PARTIDO: A QUE E A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO?

Autores/as

  • ADRIANO RAMOS DE SOUZA Universidade Federal do Espírito Santo
  • FERNANDA RODRIGUES NEVES REINHOLTZ Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7975

Palabras clave:

Escola sem Partido, Criminalização do trabalho docente, Meu filho minhas regras, Positivismo

Resumen

A escola pode ser neutra, apática, acultural, desprovida de opinião, descolada da realidade, distante da sociedade, desinteressada ideologicamente. Será isso possível? Considerando que a escola está no mundo e é no mundo que ela se faz, a proposta do Movimento Escola sem Partido não se sustenta, pois a neutralidade crítica leva a sociedade à alienação, à opressão, à submissão e à exploração por parte daqueles que exercem a dominação e o desejo de manutenção de um status a partir de proposições como essas. O presente artigo objetiva apresentar o Movimento Escola sem Partido, analisando seus pressupostos e possíveis reflexos para a educação brasileira, a partir de sua relação mediante um olhar enviesado sob a luz da corrente positivista. Discute as premissas do Movimento e a possibilidade de sua implantação diante da complexidade das relações sociais na qual a escola está inserida. Procura apresentar a visão do Movimento, tendo como referência o material disponível no site do próprio Movimento, contrapondo com concepções pedagógicas contemporâneas e estudos recentes de pesquisadores do campo da educação. Problematiza a criminalização do livre exercício da docência. Discute o papel mediador do professor, da família e da escola nos processos educativos em contraposição à ideia do Movimento. Traz o debate sobre educar e instruir nos processos educativos na perspectiva freiriana, em que o ato de ensinar está intimamente ligado ao processo de libertação intelectual do sujeito. Libertação essa que só é alcançada a partir da criticidade e da possibilidade de escolha diante da realidade em que se vive.

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Biografía del autor/a

ADRIANO RAMOS DE SOUZA, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Licenciado em Matemática pela Universidade Salgado Filho – RJ, Licenciado em Pedagogia pela CESA, Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Ateneu e atualmente Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, pertencente ao Grupo de Pesquisa “Culturas, Parcerias e Educação do Campo”.  

FERNANDA RODRIGUES NEVES REINHOLTZ, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de História e Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos – EJA no município de Domingos Martins – ES. Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Especialista em Educação do Campo: Interculturalidade e Campesinato em Processos Educativos – UFES, Especialista em Tecnologias Educacionais pela PUC - RJ e atualmente Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, pertencente ao Grupo de Pesquisa OBEDUC. 

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Publicado

2018-04-15

Cómo citar

RAMOS DE SOUZA, A. ., & RODRIGUES NEVES REINHOLTZ, F. . (2018). ESCOLA SEM PARTIDO: A QUE E A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO?. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (39), 308–329. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7975

Número

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