O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CRISE ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • RONY PEREIRA LEAL Universidad Federal de Río de Janeiro
  • ANA IVENICKI University of Glasgow
  • RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8204

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Crise da escola, Multiculturalismo

Resumo

A despeito das inúmeras revoluções e descobertas ocorridas nos diversos campos do conhecimento desde a sua fundação, a escola se caracteriza como uma instituição que permanece fiel ao seu éthos iluminista, ao mesmo tempo em que busca atender ao quantitativo cada vez maior de sujeitos que a ela continuam acorrendo. No entanto, nas duas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a consequente massificação de seu uso têm lhe apresentado novos e instigantes desafios, evidenciando seu caráter conservador e socialmente excludente, sobretudo entre os jovens e adultos pertencentes à população economicamente ativa. Com base no cenário em tela, o presente estudo busca problematizar, à luz da crise institucional que se apresenta e dos esforços conservadores em prol da sua desregulamentação como direito público universal, alguns possíveis caminhos que visem a sua superação e a consolidação de modos mais inclusivos e multiculturalmente orientados de existência.

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Biografia do Autor

RONY PEREIRA LEAL, Universidad Federal de Río de Janeiro

Licenciado e Bacharelado em Português – Literaturas pela Faculdade de Letras e Faculdade de Educação da UFRJ (1998). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ (2014). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Educação de Jovens e Adultos.

ANA IVENICKI, University of Glasgow

PhD em Educação pela University of Glasgow. Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação Institucional. Foi agraciada com o prêmio CORA CORALINA, pela Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação/ ANPEd e a Secretaria de Educação Diversidade e Inclusão/SECADI, conferido na 36a. Reunião Anual da ANPEd /2013, Goiânia, pela contribuição à Educação com Inclusão Social.

RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e educação; análise retórica dos discursos educacionais; racionalidade argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

PEREIRA LEAL, R. ., IVENICKI, A., & DE OLIVEIRA, R. J. . (2018). O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CRISE ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 228–248. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8204

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