POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL, DA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • CLEONICE APARECIDA RAPHAEL SILVA Universidade Estadual de Maringá
  • MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.6030

Palavras-chave:

Educação para a emancipação, Política Educacional, Democracia, Educação democrática, Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o movimento mediante o qual conceitos que durante muito tempo se configuraram como bandeira de luta em prol de uma educação democrática e de qualidade, entre os quais cidadania, participação, igualdade e autonomia, foram adequados no sentido de justificar ações educacionais, sobretudo em países de economia periférica, como forma de administrar a desigualdade e manter a ordem social capitalista. Estudos de autores da Teoria Crítica da Sociedade oferecem elementos para se compreender que a educação, por meio de suas políticas educacionais e práticas pedagógicas decorrentes, consiste em importante aliada da economia para formar sujeitos adequados à sociedade vigente, de modo a sobrepor a formação para a adaptação à formação humana, distanciando-se, assim, daquele que deveria ser o seu objetivo primeiro: formar indivíduos com vistas à emancipação, uma vez que a verdadeira democracia demanda pessoas emancipadas.

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Biografia do Autor

CLEONICE APARECIDA RAPHAEL SILVA, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação (2017), licenciada em Pedagogia (2014) e História (2000) pela Universidade Estadual de Maringá.  

MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino.  

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

RAPHAEL SILVA, C. A. ., & BELLANDA GALUCH, M. T. . (2018). POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL, DA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 115–137. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.6030

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