MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO E (RE) SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8553

Palavras-chave:

Formação de professores, Narrativas de formação, Identidade profissional docente

Resumo

Investigamos indícios da construção da identidade profissional de docentes que atuam na Educação Infantil e observamos elementos que influenciaram fortemente esse processo. Assim, com o apoio teórico de autores (as) como Claude Dubar, Marie-Christine Josso, Luciana Esmeralda Ostetto, dentre outros, este trabalho, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise de cinco memoriais de formação elaborados por professoras de Educação Infantil participantes de um projeto de extensão. Os memoriais analisados revelaram que as experiências das docentes na família, enquanto alunas da Educação Infantil, bem como durante a formação inicial, são elementos importantes para a formação dessas professoras. Além disso, por meio da prática elas foram construindo e (re) significando concepções que formam suas identidades docentes, revelando um constante movimento dessas professoras de fazer e pensar sobre as experiências. 

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Biografia do Autor

JÉSSICA FRANCINE FERREIRA DA SILVA, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.  

ANA PAULA GESTOSO DE SOUZA, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. 

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, J. F. ., & DE SOUZA, A. P. G. . (2019). MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO E (RE) SIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 119–145. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8553

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