DO GÊNERO À RELIGIÃO: IDENTIDADES E MEMÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8846

Palavras-chave:

Livros Didáticos de História, Gênero, Religião, Memória, Identidade

Resumo

A pesquisa aborda vinte e seis manuais de história, publicados entre 1997 e 2015, na unidade em que abordam a Idade Média, buscando identificar se ao tratarem das condições dos femininos, nesse período, acabam acionando as diferenças entre as relações de gênero vivenciadas no ocidente cristão e no oriente muçulmano como fatores marcadores na produção das identidades religiosas e/ou étnicas. Trata-se do livro didático e das tensões em torno dos discursos nele presentes, de sua interferência na construção de suportes de memória e nos processos de constituição das identidades. Abordam-se os discursos como o imbricamento dos ditos e não-ditos, considerando-se que os silenciamentos e esquecimentos também constituem sentidos. Diferentes procedimentos identificados nos manuais de história apontaram para uma considerável diferença na abordagem das relações de gênero associadas às mulheres muçulmanas em relação às mulheres do medievo cristão. Os mesmos, simultaneamente, fazem a marcação das diferenças de gênero, religião e etnia, e estabelecem uma intersecção entre estas, possibilitando que refluam, umas sobre as outras, reforçando-se mutuamente.

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Biografia do Autor

CARLOS NORBERTO BERGER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Programa de pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Mestre em Educação nas Ciências.  

SAMUEL KLAUCK, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

outor em História. Professor do Programa de pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. 

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

BERGER, C. N. ., & KLAUCK, S. . (2019). DO GÊNERO À RELIGIÃO: IDENTIDADES E MEMÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 70–93. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8846

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