O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA DO GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9329

Palavras-chave:

Habilidades de leitura, Gênero notícia, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

Neste artigo, que se constitui a partir de uma interface entre Linguística Aplicada e Educação Especial, discutem-se as práticas de ensino das habilidades de leitura do gênero discursivo/textual notícia, de um jornal impresso, a um aluno com necessidades especiais, no contexto de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com o intuito de compreender como a apropriação dessas habilidades se constitui nesse contexto. A pesquisa fundamentou-se nos postulados dialógicos de linguagem, a partir do Círculo de Bakhtin, e dos pressupostos da pesquisa-ação. Os resultados demonstraram que os conhecimentos sobre o gênero notícia, mobilizados em favor do desenvolvimento das habilidades de leitura, em um trabalho direcionado e planejado, ofereceram desafios cognitivos ao estudante com necessidades educacionais especiais e propiciaram-lhe avanços no domínio da leitura, essencial para que ele responda às demandas da escola e da sociedade. 

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Biografia do Autor

CRISTIANE MALINOSKI PIANARO ANGELO, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste. 

RENILSON JOSÉ MENEGASSI, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

PIANARO ANGELO, C. M. ., & MENEGASSI, R. J. . (2019). O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA DO GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 333–352. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9329

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