A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10159

Palavras-chave:

Orientador pedagógico, Gestão democrática, Gestão escolar

Resumo

O presente artigo aborda a atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal de Queimados (RJ), na Baixada Fluminense. A partir da análise documental e aplicação de questionários em 2018, buscamos analisar a política acerca da atuação do orientador pedagógico e as percepções destes atores escolares sobre a gestão democrática da escola pública e das suas práticas pedagógicas. O conselho escolar e o projeto político pedagógico são indicados como principais mecanismos de gestão democrática. Por outro lado, apontam um descrédito neste colegiado devido às práticas procedimentalistas e as ações de elaboração e avaliação do projeto político pedagógico sem participação da comunidade escolar. Indicam uma demanda de atividades burocráticas, uma vez que o que acontece na escola torna-se pedagógico e, por isso, de atribuição do orientador pedagógico, o que leva a um afastamento do trabalho pedagógico cotidiano. 

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Biografia do Autor

BETHANIA BITTENCOUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DANIELA PATTI DO AMARAL, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ – Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ – Coordenadora do GESED – Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

BITTENCOUR, B., & DO AMARAL, D. P. . (2020). A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 159–185. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10159

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