PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10814

Palavras-chave:

Educação comparada, Educação de jovens e adultos, Políticas públicas de educação

Resumo

Este artigo trata de estudo comparado entre programas de alfabetização do Brasil e da Venezuela, no período de 2003 a 2012, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre políticas públicas de educação, em especial, as de alfabetização de jovens e adultos na América Latina. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica. A pesquisa apontou avanços significativos no combate ao analfabetismo nos dois países estudados e revelou especificidades nas abordagens que Brasil e Venezuela estabeleceram para o enfrentamento do problema. Conclui pela necessidade de estudos e formulação de políticas para a universalização do ensino fundamental e contínuo enfrentamento ao analfabetismo de jovens e adultos em ambas as nações.

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Biografia do Autor

JOSÉLIA SOARES COSTA, Universidade Católica de Brasília

Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

NELSON ADRIANO FERREIRA DE VASCONCELOS, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Educação. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

RENATO DE OLIVEIRA BRITO, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Educação. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

SOARES COSTA, J. ., FERREIRA DE VASCONCELOS, N. A. ., & DE OLIVEIRA BRITO, R. . (2020). PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E MISIÓN ROBINSON: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL E DA VENEZUELA NO DECÊNIO 2003 - 2012. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 25–47. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10814

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