A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11808

Palavras-chave:

Monitores de Escolas Família Agrícola, Formação por Alternância, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

As Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância.

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Biografia do Autor

DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação (2018) e Licenciado em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É Pedagogo pela Universidade de Franca (2019). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Carangola. É membro dos Grupos de Pesquisa Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária (ECARA) e Educação do Campo do Território dos Inconfidentes (GIRACAMPO).

LOURDES HELENA DA SILVA, Universidade de Lisboa

Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui Doutorado em Educação pela PUC-SP (2000), Pós- Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2007-2008) e Estagio Sênior, como Visiting Scholar, na UCLA/EUA (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária (ECARA); é membro da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da FAPEMIG; Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade da Fundação Carlos Chagas; Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.

ÉLIDA LOPES MIRANDA, Universidade Federal de Viçosa

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena) da Universidade Federal de Viçosa. Co-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária (ECARA) e membro do Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). Atua na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Formação de Educadores do Campo, Educação em Agroecologia.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

GONZAGA DUARTE DA SILVA, D. ., DA SILVA, L. H. ., & LOPES MIRANDA, ÉLIDA . (2021). A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 213–235. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11808

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