IAH: INTERNACIONALIZAÇÃO E/OU INTERCULTURALIDADE AT HOME?
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193Palavras-chave:
Internacionalização at home, Interculturalidade at home, Educação SuperiorResumo
Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de internacionalização at home e interculturalidade, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Como principais resultados, temse a proposta de repensar a internacionalização at home como um meio de se desenvolver aspectos da interculturalidade no espaço da educação superior, além de um olhar para forças que minam e impulsionam esses construtos. As principais aproximações e distanciamentos identificados foram a incorporação das discussões de temas como a colonialidade e a interculturalidade crítica; a necessidade se expandir pesquisas na área, ainda incipientes quando se trata do ponto de vista de competências interculturais e a necessidade de se incluir a perspectiva histórica do contexto. Para os distanciamentos, entende-se que interculturalidade at home é muito mais abrangente do que a internacionalização at home, sendo esse último, um meio e não o fim para as discussões conceituais.
Downloads
Referências
ABDALLAH-PRETCEILLE, M. La educación intercultural. Barcelona: Idea Books, 2001.
AUPETIT, S.; ESCOBAR, V. (Org.). Internacionalizacion de la Educacion Superior y las ciencias em America Latina: un estado del arte. Venezuela: Iesalc/Unesco, 2014. 220 p.
BANKS, J. A. An introduction to multicultural education. Boston: Ally & Bacon, 1999.
BARTOLOMÉ PINA, M. Diagnóstico a la escuela multicultural. Barcelona: CEDECS, 1997.
BEELEN, J.; LEASK, B. Internationalization at home on the move. Berlin: Dr. Josef Raabe Verlag, 2011.
BEELEN, J; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A., MATEI, L.; PRICOPIE, R. ; SALMI, J.; SCOTT, P. (Eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies, v. 1, p. 59-72, 2015.
CANDAU, V. M. Relatório da Pesquisa Universidade, Diversidade Cultural e Formação de Professores. Rio de Janeiro: Departamento de Educação da PUC-RIO, 2003.
CANDAU, V. M.; KOFF, A. M. N. S. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, p. 471-93,
maio/ago. 2006.
CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa, v. 46, e216262 , p. 1-20, 2020.
CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais na educação superior: uma perspectiva do continente brasileiro. Laplage em Revista, v. 6, n. 1, p. 61-74 2020a.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Estado do conhecimento sobre competências interculturais no contexto brasileiro: o início de uma caminhada. Revista Panorâmica online, v. 30, 2020b.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021001-e021001, 2021.
COSTA, B. S. Viagem de (auto)descobrimento: experiências de mobilidade estudantil de graduação no Programa Escala/AUGM/UFRGS. 2014. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS, 2014. 231 p.
DEARDORFF, D. K. Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization. Journal of Studies in Intercultural Education, n. 10, p. 241-266, 2006.
DE WIT, H. Rethinking the concept of internationalisation. In: Going Global: Identifying Trends and Drivers of International Education, p. 213-218 Emerald Group Publishing, London, 2013.
DE WIT, H. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: A historical, comparative and conceptual analysis. Westport, CT: Greenwood Press,2002.
DE WIT, H. Misconceptions about (the End of) Internationalisation: The Current State of Play. In: E. Jones, R. Coelen, J. Beelen and H. de Wit (Eds.), Global and Local Internationalization, pp. 15-20. Sense Publishers, Rotterdam, 2016.
DE WIT, H. Misconceptions of Internationalization Still Prevailing. University World News, July 16, 2017.
FREITAS, M. E. A mobilidade como novo capital simbólico nas organizações ou sejamos nômades? In: Barbosa, Livia. (Coord.). Cultura e diferença nas organizações. Reflexões sobre nós e os outros. São Paulo: Atlas, 2009, p. 89-115.
GUIMARAES, F. F; FINARDI, K. R. Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação? Ilha do Desterro v. 71, nº 3, p. 015-037, Florianópolis, set/dez 2018
HEYWARD, M. From international to intercultural: Redefining the international school for a globalised world. Journal of Research in International Education, v. 1, n.1, p. 9–32, 2002.
INEP. Censo da Educação Superior 2016 - Notas Estatísticas. 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 27 mai. 2019.
LEASK, B. Using formal and informal curricula to improve interactions between home and international students. Journal of Studies in International Education, 13(2), 205–221, 2009.
______. Internationalization of the curriculum in action. A guide: University of South Australia, 2012.
______. Internationalizing the curriculum. London: Routledge, 2015.
LEAL, F. G.; OREGIONI, M. S. Aportes para analizar la internacionalización de la educación superior desde Latinoamérica: un enfoque crítico, reflexivo y decolonial. Revista Internacional de Educação Superior, v. 5, p. e019036, 16 fev. 2019.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál, Florianópolis, v. 10 n. esp, p. 37-45, 2007.
LUCE, M. B.; FAGUNDES, C. V.; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade
acadêmica. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.317-340.
MARTINEZ, J. Z. Entre fios, pistas e rastros: os sentidos emaranhados da internacionalização da educação superior. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.
MATO, D. Interculturalidad, producción de conocimientos y prácticas socioeducativas. ALCEU, v.6, n.11, p.120-138, jul./dez. 2005.
MAUES, O. C; BASTOS, R. dos S. Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 333-342, set.-dez. 2017.
McLAREN, P. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Brasília: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006b. p. 93-161. (Glossário, 2 v.).
MOROSINI, M. Qualidade e internacionalização da Educação Superior: estado de conhecimento sobre indicadores. In: BROILO, C.; CUNHA, M. (Org.). Qualidade da Educação Superior: grupos investigativos internacionais em diálogo. Araraquara: Junqueira & Marin Eds., 2012. p. 29-62.
______. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014.
______. Internacionalização da educação superior. Educação (Porto Alegre), v. 40, n. 3, p. 288-292, set.-dez. 2017
______. INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO – IOC: produção em Organismos multilaterais. Dossiê “Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas” Revista ROTEIRO, UNOESC, jan-mar, 2018.
MOROSINI, M. C.; USTÁRROZ, E. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, 29(97), 35-46, 2016.
MOROSINI, M. C.; CORTE, M. G. D. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 97- 120, jan/mar. 2018.
MOROSINI, M. C (Org). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
PINTO, M. M.; LARRECHEA, E. M. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 718-735, nov. 2018
REYNA, M. H. Sobre los sentidos de “multiculturalismo” e “interculturalismo”. Ra Ximhai, v.3, n. 2, p. 429-442, Sinaloa, mai/ago. 2007.
ROJAS, A. ¿Etnoeducación o educación intercultural? Estudio de caso sobre la licenciatura en Etnoeducación de la Universidad del Cauca. In: MATO, D (Coord.). Diversidad Cultural e Interculturalidad en Educación Superior. Experiencias en América Latina. Caracas: IESALC-UNESCO, 2008.
ROSA, B. J. da; SANTOS, P.K. dos; MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior África – Brasil: contribuições para a inovação da educação superior. IV SIPASE. Porto Alegre, 2018.
SOUSA SANTOS, B. de. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
SAMPAIO, H.; SAES, P. Internationalization of Higher Education: a balance of the literature in Brazil. In: AUPETI, S.; ESCOBAR, V. Internacionalizacion de la Educacion Superior y las ciencias en America Latina: um estado del arte. Caracas: Iesalc, 2014. p. 49-76.
TUBINO, F. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. In: Encuentro continental de educadores agustinos. Lima, 24-28 de enero de 2005. Disponible en:
http://oala.villanova.edu/congresos/educación/lima-ponen-02.html.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. 2009. Seminário Interculturalidad y Educación Intercultural, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009. Disponível em: http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural.html. Acesso
em: 20 ago 2018.
______. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones AbyaYala: Quito, 2009a. Disponível em http://www.derecho.uach.cl/documentos/Interculturalidad-estado-ysociedad_Walsh.pdf. Acesso em: 20 ago 2018.
WÄCHTER, B. Internationalisation at home: the context. In: CROWTHER, P.; JORIS, M.; OTTEN, M.; NILSSON, B.; TEEKENS, H.; WÄCHTER, B. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2000, p. 5-13.