IAH: INTERNACIONALIZAÇÃO E/OU INTERCULTURALIDADE AT HOME?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193

Palavras-chave:

Internacionalização at home, Interculturalidade at home, Educação Superior

Resumo

Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de internacionalização at home e interculturalidade, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Como principais resultados, temse a proposta de repensar a internacionalização at home como um meio de se desenvolver aspectos da interculturalidade no espaço da educação superior, além de um olhar para forças que minam e impulsionam esses construtos. As principais aproximações e distanciamentos identificados foram a incorporação das discussões de temas como a colonialidade e a interculturalidade crítica; a necessidade se expandir pesquisas na área, ainda incipientes quando se trata do ponto de vista de competências interculturais e a necessidade de se incluir a perspectiva histórica do contexto. Para os distanciamentos, entende-se que interculturalidade at home é muito mais abrangente do que a internacionalização at home, sendo esse último, um meio e não o fim para as discussões conceituais. 

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Biografia do Autor

FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE, Universidade Federal do Amazonas

PhD em Educação (PUCRS), Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET).

MARILIA COSTA MOROSINI, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pós Doutora pela UTexas, Coordenadora do RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior; Coordenadora do Centro de Estudos de Educação Superior (CEES); Coord. PRONEX / CNPq / FAPERGS. Pesquisadora A1 CNPq.

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Publicado

2021-08-04

Como Citar

SANTOS CLEMENTE, F. A. ., & COSTA MOROSINI, M. . (2021). IAH: INTERNACIONALIZAÇÃO E/OU INTERCULTURALIDADE AT HOME?. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 83–108. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193

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