O PANORAMA DAS ESCOLAS CONFESSIONAIS NO BAIXO AMAZONAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.9725

Palavras-chave:

Amando Bahlmann, Educação, Ensino|

Resumo

O artigo trata sobre o funcionamento das escolas confessionais fundadas pelos missionários católicos da Ordem Franciscana no início do século XX na região do Baixo Amazonas, situado a Noroeste do Estado do Pará. O conteúdo é baseado em pesquisa bibliográfica e documental onde apresenta um cenário de transformações econômicas e sociais desse período, impulsionados pela exportação da borracha e demais produtos da floresta amazônica, assim também como seu declínio. Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada Conceição são as principais lideranças religiosas da época, que efetivam as escolas confessionais com intuito de atender prioritariamente os filhos e filhas de quem detinha o poder político e econômico. A narrativa enfatiza a separação dos meninos e meninas no ambiente educacional; a importância simbólica da arquitetura imponente das escolas; o fundamento no controle disciplinar embasado no aspecto religioso; o conteúdo curricular ao qual seguiam; a ambiguidade no trato da clientela atendida e por fim o medo como instrumento de facilitação e controle do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará; Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004), PósGraduação Gestão e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário UNINTA (2012).

ANSELMO ALENCAR COLARES, Instituto de Ciências da Educação

Graduado em Pedagogia (UFPA, 1988). Especialista em Ensino Superior (UFPA, 1994); Mestre em Educação (UNICAMP, 1998); Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), Curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador do Doutorado em Educação (Rede Educa Norte - Polo UFOPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA).

Referências

BARROS, Marilene Maria Aquino Castro de. O Farol que guia: a educação de mulheres no Colégio São José / Óbidos - PA (1950 a 1962). Belém: Universidade do Estado do Pará, 2010.

BRASIL. DECRETO N. 981 - DE 8 DE NOVEMBRO DE 1890. Aprova o Regulamento da Instrucção Primaria e Secundaria do Districto Federal. Disponível em: http//www2.camara.leg.br/.../decreto-981-8-novembro-1890-515376-publicacaooriginal1.Acesso em: 15 jan. 2019.

BURKE, Peter. A arte da conversação. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista. 1995.

CARNEIRO, João Paulo Jeannine Andrade. Exploradores Franceses na Amazônia Brasileira durante o século XIX: breve bibliografia. São Paulo: USP, 2015. Disponível em:

https://enhpgii.files.wordpress.com/2009/10/joao-paulo-jeannine.pdf Acesso: 12 jan. 2019.

CASTRO, Henrique Meira de. Medo e relações de poder: uma contribuição para a Psicologia da Educação. São Paulo: PUC, 2012.

CELA (CASA DE ESTUDO LUSO-AMAZONICOS). Óbidos cidade que fascina. Belém: UFPA, 2011. Disponível em: http://www.obidos.net.br/index.php/obidos/sobre-obidos/518-obidos-a-cidade-que-fascina. Acesso: 10 jan. 2019.

CHALHOUB, Sidney. A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades. São Paulo: UNICAMP, 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/06/07/meritocracia-e-um-mito-quealimenta-desigualdades-diz-sidney-chalhoub. Acesso: 15 jun. 2019.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Panorama da Educação em Santarém.: Campinas. Autores Associados. n. 23, Revista HISTEDBR, 2006. Disponível: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4932/art07_23.pdf. Acesso: 10 jan. 2019.

CRUZ, Nathália Queiroz Mariano. Diáspora Judaica Antiga: entre o Oriente e o Ocidente. Goiás: Universidade Federal de Goiás, 2013.

DELANEZE, Taís. As reformas educacionais de Benjamim Constant (1890-1891) e Francisco Campos (1930-1932): o projeto educacional das elites republicanas. São Carlos: UFSCar, 2007.

DELUMEAU, Jean, 1923. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

EMMI, Marília Ferreira. Raízes Italianas no Desenvolvimento da Amazônia,1870-1950: pioneirismo econômico e identidade. Belém: UFPA, 2007. Disponível em:

www.naea.ufpa.br/naea/novosite/index.php?action=Tcc.arquivo&id=142 Acesso: 10 jan. 2019.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREITAS, Maria Vanderlânia Sousa de. A Reforma Benjamin Constant e a Educação Básica no início do século XX. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2015.

LAGE, Ana Cristina Pereira. Escolas confessionais femininas na segunda metade do século XIX e início do XX: um estudo acerca do colégio Nossa Senhora de Sion em Campanha (mg). São Paulo: UNICAMP, 2006.

KLEIN, Roseli Bilobran. Escola confessional catarinense de origem alemã no início do século XX e a organização do ensino primário. IX Seminário nacional de estudos e pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil”. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012.

MARX, Karl. Exposição nas Seções dos Dias 10 e 17 de Agosto de 1869 no Conselho Geral da AIT. In: LOMBARDI, José Claudinei. Textos sobre Educação e Ensino / Karl Marx e Friedrich Engels. Campinas, SP: Navegando, 2011.

NEGER, Raquel Ripari. Inglês de Sousa e a Belle Époque Amazônica: um estudo sobre a ‘Civilidade’ e a ‘Matutice’ na Óbidos do Século XIX. Campinas: UNICAMP, 1982.

NOVICKI, Elisângela B., SCHENA, Ms. Valéria. Os Castigos e Punições Escolares: uma perspectiva histórica no Paraná: Região do Vale do Iguaçu. Curitiba: FAFIUV/Universidade Estadual do Paraná, 2010.

OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros. O Projeto Romanizador no Final do Século XIX: a expansão das instituições escolares confessionais. Jataí-Goiás. Universidade do Estado de Goiás – UFG/: 2010.

OLIVEIRA, Tatiana Pantoja. Estado, Igreja Católica e a Educação Feminina: o papel estratégico da Escola Doméstica no Território Federal do Amapá (1951-1964). Macapá AP, PPGMDR/UNIFAP, 2015.

OLIVEIRA, Jacqueline Holanda Tomaz de e SALES, José Albio Moreira de. História da Educação e Arquitetura Escolar: a Escola Normal do Ceará e a Escola Etiva. Fortaleza Ceará: UECE e FAC, 2013.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de; GOULART, Mônica Helena Harrich Silva; VANALI, Ana Christina; MONTEIRO, José Marciano. Família, parentesco, instituições e poder no Brasil: retomada e atualização de uma agenda de pesquisa. In: Revista Brasileira de Sociologia vol. 05, n.11 | Set/Dez/2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6227086.pdf. Acesso: 12 nov. 2018.

PARÁ. Região de Integração: Baixo Amazonas. Plano Plurianual 2016-2019. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 2018. Disponível em: http://www.ioepa.com.br/pages/2015/12/30/2015.12.30.DOE.suplemento_338.pdf. Acesso: 15 de nov.2019.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 1999.

SIDMAN, Murray. Coerção e suas implicações. Campinas: Editora Livro Pleno, 2001.

SILVA, Dayvid da. Pecado Original: uma herança agostiniana? O tema da “falta das origens” e suas consequências. São Paulo: PUC, 2015. Dissertação (Mestrado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica, 2015.

SILVA, Samara Mendes Araújo. Ritos, rituais e rotina: educação feminina nos colégios confessionais católicos no século XX. Curitiba: Educar em Revista, 2018.

TABRAJ, Marcelo Barzola. A Romanização da Igreja Católica no Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Campinas: UNICAMP,

VELTMAN, Henrique. Os Hebraicos da Amazônia. Macapá: Comitê Israelita, 2005. Disponível em: http://www.comiteisraelitadoamapa.com.br/sc/upload/files/Os_Hebraicos_da_Amazonia.pdf Acesso: 10 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

DA CRUZ COUTO, R. J. ., & ALENCAR COLARES, A. . (2021). O PANORAMA DAS ESCOLAS CONFESSIONAIS NO BAIXO AMAZONAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 06–33. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.9725

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)