EDUCAÇÂO ANTIRRACISTA E POSSIBILIDADES DE FISSURA À BRANQUITUDE: REFLEXÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAFRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3007

Palavras-chave:

Currículo; Relações Étnico-raciais, branquitude.

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa de mestrado em diálogo com estudos realizados em processo de doutoramento. O objetivo do artigo é refletir sobre o currículo de um pré-vestibular popular do movimento negro, a EDUCAFRO, pensando possibilidades de fissura à branquitude. Essa organização visa o acesso de negros(as) e pobres ao Ensino Superior e tem, como uma de suas principais agendas, a luta contra o racismo. Aponto, a partir da pesquisa, que saberes produzidos e sistematizados pelo movimento negro e afetos antirracistas presentes nesse currículo trazem possibilidades de reeducação para as relações raciais de estudantes e voluntários(as) brancos(as). Indico ainda que possibilidades de fissura à branquitude podem ser produzidas neste e em outros espaços onde se façam presentes esses saberes e afetos a partir da agência de sujeitos comprometidos com educação antirracista. A pesquisa foi desenvolvida em processo de mestrado e foram utilizadas como metodologias a história oral, a observação participante e a análise documental. O trabalho traz como referências autores e autoras do campo do currículo e do campo das relações raciais, incluindo os estudos críticos da branquitude.

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Biografia do Autor

Sara Carolina de Castilho Dâmaso dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestre em educação pela UFRJ. Professora na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e técnica em assuntos educacionais no IFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

de Castilho Dâmaso dos Santos, S. C. (2022). EDUCAÇÂO ANTIRRACISTA E POSSIBILIDADES DE FISSURA À BRANQUITUDE: REFLEXÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAFRO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 321-349. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3007