O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TRÊS VERSÕES DA BNCC PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3136

Palavras-chave:

BNCC; Língua Portuguesa; Currículo; Teorias linguísticas

Resumo

Este trabalho se move no campo dos estudos sobre currículo, considerando aqui o currículo prescrito, tendo como objeto de investigação as prescrições curriculares para a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental contidas nas três versões da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, (BRASIL, 2017). Dessa forma, através da Pesquisa Documental e Análise de Conteúdo seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, examinamos comparativamente o componente curricular em estudo de modo a identificar avanços, retrocessos e permanências ocorridos durante o processo de seleção de conhecimentos. Em vista disso, objetivamos especificamente desvelar quais conhecimentos foram selecionados para o componente Língua Portuguesa. Os dados foram analisados em diálogo com o referencial teórico adotado embasado por Bakhtin (2006 [1929]), Geraldi (2004 [1984]) e Apple (2001, 2003, 2006, 2011). Os resultados evidenciam que os conhecimentos selecionados para a Língua Portuguesa estão intrinsecamente relacionados às teorias linguísticas enunciativas (Análise de Dialógica de Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística) vinculadas à concepção interacionista de linguagem. Em consonância com a perspectiva de língua adotada, a dimensão da linguagem privilegiada foi a discursiva/dialógica em detrimento da gramatical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ildenê Freitas da Silva Mota, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (2013), Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFPA (2016) e Mestrado Acadêmico em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA), linha de pesquisa: Currículo da Educação Básica. Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, políticas curriculares, currículo da Língua Portuguesa, BNCC.

Genylton Odilon Rego da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pósdoutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service d'Histoire de l'Education, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado) . É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA; Secretario Regional da SBPC (Biênio 2017-2019 e 2019-2021); Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP); membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II); e Tutor do Grupo PET Interdisciplinar Conexões de Saberes.

Irlanda Miléo, Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). Possui mestrado em Educação - Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2007) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira (2003). É professora adjunta da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira e do Programa Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas Sociais, com ênfase em Política Curricular e de Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação, formação de professores educação diferenciada.

Referências

REFERÊNCIAS

APPLE, M. W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; TADEU, T. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12ª. Edição – 4ª reimpressão, São Paulo: Cortez, 2011, p. 71-106.

APPLE, M. W. Ideologia e currículo; tradução de Vinicius Figueira. – 3ª. Edição – Porto Alegre: Artmed, 2006.

APPLE, M. W. Política cultural e educação; tradução de Maria José do Amaral Ferreira. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

AZEVEDO, J. M. L. Plano Nacional de Educação e planejamento – A questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 265 – 280, jul./dez. 2014.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª. ed. Hucitec: São Paulo, 2006. [1929].

BAKHTIN, M. Dialogismo e a construção do sentido. Tradução e organização: Beth Breait./B179 – 2ª ed. rev. – Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Presses Universitaires de France, 1977. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro Capa de Alceu Saldanha Coutinho, edições 70, Lisboa. Livraria Martins Fontes, São Paulo, 1979. 229p.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2015.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2016

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2017.

CAMARGO et al (orgs.). Currículo e avaliação: novos territórios de aprendizagem. P. 78-89. In: A escola dos meus sonhos. ANTUNES, Ângela; ABREU, Janaina; PADILHA, Paulo Roberto (Orgs.). Instituto Paulo Freire – EAD Freiriana. São Paulo, 2018.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2018.

GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na Sala de Aula. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004, p. 39-46.

GONTIJO, C. M. M. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): comentários críticos. Revista Brasileira de Alfabetização. Vitória/ES, v1, no 2, jun./dez, 2015.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública - a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28ª. edição. Edições Loyola. São Paulo. 2014.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª edição. Porto Alegre: Penso, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Mota, I. F. da S. ., Rocha, G. O. R. da, & Miléo, I. do S. de O. (2022). O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TRÊS VERSÕES DA BNCC PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 113-146. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3136