“ELA É MINHA AMIGA!”: INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE ENTRE CRIANÇAS HAITIANAS E BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5852

Palavras-chave:

Crianças haitianas, Educação infantil, Sociabilidade

Resumo

Sendo a migração infantil um fenômeno crescente na atualidade, é necessário refletir sobre a inserção de crianças migrantes em instituições educacionais, como forma de garantir seus direitos. O objetivo deste artigo é discutir a interação e sociabilidade entre crianças brasileiras e haitianas (3 a 6 anos) em Núcleos de Educação Infantil (NEIs). A pesquisa, qualitativa, fez uso de técnicas da etnografia (notadamente a observação participante) para a geração de dados junto a crianças haitianas e brasileiras, adultos haitianos, e docentes de dois NEIs do Município de Balneário Camboriú (SC). Os dados também foram gerados através de conversas com crianças e adultos, e por meio de um livro de história sobre a migração haitiana, de autoria da pesquisadora (com a participação das crianças como ilustradoras). As observações foram registradas em diário de campo e foram realizados registros fotográficos do cotidiano escolar. A investigação foi fundamentada nos Estudos Sociais da Infância, que reconhecem a criança como ator social de pleno direito e produtora de cultura, e nos estudos das relações étnico-raciais, que evidenciam as desigualdades entre crianças pertencentes a diferentes grupos étnicos raciais. Diferentemente de outras pesquisas, não foram observados comportamentos discriminatórios de teor racista entre as crianças nas instituições investigadas; pelo contrário, foram percebidos laços de amizade infantil construídos no cotidiano escolar de contexto migratório, onde as crianças haitianas se destacavam pelo protagonismo e liderança exercidos nas interações entre pares. Algumas hipóteses sobre a ocorrência dessa diferença para outras pesquisas são levantadas no interior do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana da Silva Machado, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Osvaldo J da Silva, 44, Nova Esperança, Balneário Camboriú – SC- Brasil, CEP: 88336-060. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1208-8719.  E-mail: machadorosana75@mail.com.

Rita de Cássia Marchi, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorado em Sociologia (UFSC/PARIS V - 2007), Pós-Doutorado em Sociologia da Infância (Universidade do Minho -2016), Mestrado em Antropologia Social (UFSC-1994), Graduação em Ciências Sociais (UFSC-1986). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Infância, Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho, Antropologia da Criança e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: infância contemporânea, infância pobre, bandos urbanos, trabalho infantil, relações trabalho e escola, educação escolar, crianças "de rua", gênero, economia solidária. 

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. In: BENTO, Maria Aparecida (Org.). Educação infantil: igualdade racial e diversidade. São Paulo: CEERT, 2012.

ALEXANDRE, Ivone Jesus. A presença das crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop/MT: O que elas visibilizam na escola? 2019. 211 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

ALEXANDRE, Ivone; ABRAMOWICZ, Anete. Inserção escolar: crianças migrantes do Haiti nas creches e escolas de Sinop MT. Periplos GT CLACSO - Migración Sur-Sur, v. 1, n. 1, p. 184-197, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/6562. Acesso em: 17 abr. 2023.

APPOLON, Ilgentche. Oportunidade e ameaça identitária: representações sociais sobre a escola por crianças imigrantes haitianas na cidade de Cuiabá (MT). 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2021.

ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis: Vozes, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://www.uac.ufscar.br/domumentos-1/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm. Acesso em: 25 abr. 2023.

CARDOSO, Cintia. Branquitude na educação infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

CARVALHO, Eduardo Z. de. Trajetórias de migrantes haitianos e haitianas em Balneário Camboriú/SC: os desafios para a inserção laboral, o associativismo e a integração sociocultural. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade étnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolândia – SP. 2005. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CORSARO, William. The Sociology of Childhood. California: Pine Forge Press, 1997.

CORSARO, William. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade – Revista de Ciência da Educação, Campinas, v. 26, n. 91, p. 503-530, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200008. Acesso em: 18 maio 2018.

CORSARO, William. A Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COTINGUIBA, Geraldo Castro. Imigração haitiana para o Brasil: a relação entre trabalho e processos migratórios. 2014. 155 f. Dissertação de mestrado (História e Estudos Culturais), Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2014.

DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Petrópolis: Vozes, 1981.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MULLER, Fernanda. Sociologia da Infância: Pesquisa com crianças. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 351-360, 2005.

FERREIRA, Manuela. Do “Avesso” do brincar ou... As relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção das ordens sociais instituintes das crianças do jardim de infância. In: SARMENTO, Manuel J.; CERISARA, Ana B. (Orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, 2004. p. 9-34.

FERREIRA, Manuela. “Ela é a nossa prisioneira!”: questões teóricas, epistemológicas e ético-metodológicas a propósito dos processos de obtenção da permissão das crianças pequenas numa pesquisa etnográfica. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 151-182, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1524. Acesso em: 22 fev. 2024.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100012. Acesso em: 12 jul. 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HANDERSON, Joseph. Diáspora: as dinâmicas da mobilidade haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. 2015. 430 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

MACHADO, Rosana da Silva. Um encontro intercultural em contexto migratório: a inserção de crianças haitianas na Educação Infantil de Balneário Camboriú. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, 2020.

MARCHI, Rita C. O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, v. 23, n. 1, p. 183-202, 2010. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13983. Acesso em: 10 maio 2023.

MARCHI, Rita C. A criança como ator social - críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 617-637, 2017. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9453/5703. Acesso em: 29 jun. 2023.

MARCHI, Rita C.; SANTOS, Maristela. P. “- Isso é uma caneta de pintá?” – Socialização e ajustes secundários em contexto de educação infantil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 42, p. 349-369, 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4065/47965973. Acesso em: 10 abr. 2023.

MULLER, Fernanda. Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 123-141, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Racismo, o crime perfeito [vídeo on-line]. TVE Bahia, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l_f6c86WFjs. Acesso em: 7 jul. 2020.

NOGUEIRA, Maria. A. Relação família-escola: novo objeto na sociologia da educação. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 8, n. 14-15, ago. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X1998000100008. Acesso em: 22 fev. 2024.

REIS, Graça; REIS, Marcia; TEIXEIRA, Erica; SILVA, Amanda. Virando de ponta-cabeça: branquitude, (trans)formação docente e outros mundos possíveis. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 28, n. 57, p. 1–23, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/5389. Acesso em: 31 ago. 2024.

SANTIAGO, Flávio. “O meu cabelo é assim... igualzinho o da bruxa, todo armado”: hierarquização e racialização das crianças pequenininhas negras na educação infantil. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Coord.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições Asa, 2004. p. 9-34. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/79714. Acesso em: 20 maio 2024.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cecília S. (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 17-39. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/66608. Acesso em: 20 maio 2024.

SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina Almeida. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 25, p. 183-206, 2007. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC25/ManuelJacintoSarmento.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

SEGUY, Franck. Racismo e desumanização no Haiti. Educere et Educare, v. 10, n. 20, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12594. Acesso em: 9 jul. 2023.

SILVA, Juliana P. da; BARBOSA, Silvia N. F.; KRAMER, Sônia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. Perspectiva, v. 23, n. 1, p. 41-64, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%x. Acesso em: 18 maio 2018.

SIROTA, Régine. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, n. 112, mar. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000100001. Acesso em: 20 abr. 2024.

TANURRI, Maria R. Petrus. Refugiados congoleses no Rio de Janeiro e dinâmicas de “integração local”: das ações institucionais e políticas públicas aos recursos relacionais das redes sociais. 2010. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

TEODORO, Cristina. Prefácio. In: GOMES, Nilma Lino; ARAÚJO, Marlene de. Infâncias Negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2023. p. 7-14.

TREVISAN, Gabriela. Amor e afetos entre crianças: a construção social de sentimentos na interação de pares. In: DORNELLES, Leni Vieira (Org.). Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 41-70.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

da Silva Machado, R., & de Cássia Marchi, R. (2024). “ELA É MINHA AMIGA!”: INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE ENTRE CRIANÇAS HAITIANAS E BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5852

Artigos Semelhantes

<< < 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.