POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: REGISTRO BASEADO EM OBSERVAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5738

Palavras-chave:

práticas educativas, jornalismo científico, Ensino Médio, observação docente

Resumo

Este artigo teve como objetivo registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens de jornalismo científico como prática educativa escolar, conduzida no contexto do Ensino Médio de um colégio particular de médio porte no município de Sorocaba, interior de São Paulo. Tal procedimento se justifica pela necessidade de compreender como a utilização desse tipo de material didático complementar se dá nesse nível educacional, em comparação ao uso já registrado no Ensino Superior. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de Biologia e outra durante uma aula interdisciplinar de Itinerários Formativos, com foco em Geografia, Física, História e Mudanças Climáticas. Como resultado, destaca-se o potencial de utilização de reportagens baseadas nas Humanidades (sobre Educação, por exemplo), além daquelas baseadas nas ciências duras e/ou biológicas. Nenhuma das reportagens foi utilizada para demonstrar o método científico em funcionamento, como esperado; em vez disso, os docentes se utilizaram das reportagens jornalísticas para tecer relações entre teorias e conceitos pertinentes à respectiva disciplina e questões socialmente agudas do mundo contemporâneo, de acordo com seus próprios crivos pessoais de importância. Um dos principais achados deste estudo é a aparente confusão dos professores no que diz respeito à diferenciação entre artigos científicos e reportagens de divulgação científica. Também pareceu haver alguma dificuldade no processo de seleção de reportagens jornalísticas adequadas à temática da aula e aos objetivos educacionais planejados. Tais questões devem ser levadas em consideração em possíveis programas de aperfeiçoamento docente voltados à diversificação de materiais didáticos complementares.

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Biografia do Autor

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba

Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), mestre em Divulgação Científica e Cultural (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Gestão Estratégica pela Uniso e bacharel em Comunicação Social: Jornalismo também pela Uniso. Professor nos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso.  É autor do livro-reportagem em quadrinhos Projeto Hibakusha. Foi um dos dois autores internacionais selecionados para a coletânea Cow Creek Review de 2009/2010, publicada pela Pittsburg State University, nos EUA. 

Regina Maria Loreto de Oliveira, Colégio Ápice; Centro Estadual de Educação Tecnológica (Fatec)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós -graduada pela Universidade Mackenzie em Psicopedagogia e graduada em Letras e Pedagogia pela PUC e Uninove. Ademais, tenho Certificado de Proficiência CAE e FCE pela Universidade de Cambridge. Atualmente ministro língua inglesa para Ensino Médio, Ensino Superior na Fatec e programa bilíngue. 

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Caruso Profeta, G. A., & Loreto de Oliveira, R. M. (2024). POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: REGISTRO BASEADO EM OBSERVAÇÃO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5738

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