A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5697

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Educação Física, Escola

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as relações estabelecidas entre Educação Física escolar e a educação em direitos humanos, buscando expor suas implicações, desafios e tensões. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a revisão crítica da literatura do tipo opinativa, caracterizada pela análise e síntese das informações provenientes de diversos estudos publicados sobre um tema específico.  Observou-se, que há um crescimento expressivo em número e sistematização de políticas educacionais e práticas pedagógicas que tratam com responsabilidade a educação em direitos humanos. Ainda assim, tais iniciativas se mostram insuficientes, gerando, em muitos momentos, um ambiente de ausência e invisibilidade nos processos educativos capazes de formar sujeitos de direito. A Educação Física, enquanto componente curricular, não pode ficar alheia a este processo. Pelo contrário, deve assumir o compromisso de pensar as práticas corporais em seu sentido político-cultural mais amplo, não circunscrito a uma visão homogênea da cultura corporal dominante, representando um espaço garantidor de direitos: à educação de qualidade, à igualdade, ao respeito, à diferença.

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Biografia do Autor

Nei Jorge dos Santos Junior, Faculdade Unilagos / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física e História. Atualmente é Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fac-Unilagos, atuando também como professor nos cursos de Educação Física, Medicina, Administração e Ciências Contábeis. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atuou como professor nas disciplinas Didática II e Prática de Ensino (2017-2019/ 2021-2023). Tem experiência nas áreas de História da Educação Física e das Práticas Corporais, Lazer, Didática e Educação Física escolar. É pesquisador do GEPEC: Grupo de estudos e pesquisas em Educação e Corporeidades (UFRRJ).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

dos Santos Junior, N. J. (2024). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–20. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5697

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