TEJIDO ELABORADO CON MULLO : PROCESO PROXIMAL, FORMATIVO Y DE SENSIBILIZACIÓN ESTÉTICO-AMBIENTAL DESDE LAS INFANCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5692

Palavras-chave:

Artesanato, Miçanga, Processo proximal, Processo formativo, Sensibilização estético-ambiental

Resumo

O objetivo deste artigo foi relacionar experiências narradas sobre a tecelagem com miçanga, os produtos representados através das tecelagens e os processos proximais (Bronfenbrenner, 2011) e formativos da Educação Ambiental, que ocorrem na vida e no cotidiano —com base na Educação Estético-Ambiental e na consciência estético-ambiental (Estévez-Álvarez, 2017). Seu foco principal foi a narrativa da constituição da primeira autora como educadora ambiental, a partir do diálogo com nove mulheres indígenas do povo Saraguro, do sul do Equador, e as possibilidades que a tecelagem oferece.  As infâncias das interlocutoras e da primeira autora foram abordadas, pensadas e sentidas e se tornaram essenciais, sendo destacadas ao longo de cada um dos depoimentos realizados. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturadas e analisados através da Teoria Fundamentada (Charmaz, 2009). A elaboração de artesanato, cujo material principal é a miçanga, também foi abordada como uma pedagogia informal.

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Biografia do Autor

Lissette Torres-Arévalo, FURG

Sou equatoriana, mulher, mestiza e artesã. Sou também, Médica Veterinária Zootecnista, pela Universidade de Cuenca, Ecuador (2012). Fui bolsista pela SENESCYT, na "Convocatoria Abierta 2013, Primera Fase" e estudei o Mestrado em Gestão e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile (2016).No 2022, através de uma bolsa otorgada pelo convênio OEA/Coimbra, me tornei doutora em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande-Brasil. Minha área de pesquisa é o artesanato indígena elaborado com miçanga e a sensibilização estético-ambiental, baseada em temáticas de gênero, interculturalidade crítica, decolonialidade e a abordagem bioecológica do desenvolvimento humano (com foco nas infâncias).

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA. Integra o GT 22 da ANPEd e o Eixo 17 da ANPEd Sul. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens. Pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG.  Atualmente é Coordenadora Geral da UAB na FURG. E-mail: narjaramg@gmail.com

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Torres-Arévalo, L., & Mendes Garcia, N. (2024). TEJIDO ELABORADO CON MULLO : PROCESO PROXIMAL, FORMATIVO Y DE SENSIBILIZACIÓN ESTÉTICO-AMBIENTAL DESDE LAS INFANCIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5692

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