SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?

Autores

  • OSVALDO BALMASEDA NEYRA

Palavras-chave:

Informação e educação, novastecnologias e educação

Resumo

Discute a temática – a informação como instrumento no processo de educação – a partir da inter-relação entre informação, conhecimento e educação, no contexto da sociedade do conhecimento. Com ênfaseno ensino da pós-graduação, destaca a estreita vinculação entre conhecimento, pesquisa científica e educação, ressaltando a interação entre informação e comunicação no processo educacional, face à expansão das inovações tecnológicas, responsáveis pela avalanche de dados disponibilizados no ciberespaço. Mas, se tais mudanças determinam a falência dos sistemas educacionais tradicionais e trazem à tona novas formas de conceber a educação, esta prevalência da tecnologia não refuga o elemento humano. A tecnologia posiciona-se como mero instrumento a favor da circulação da informação e da expansão da educação, o que assegura o seu caráter social, não obstante a exclusão digital ainda presente na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

OSVALDO BALMASEDA NEYRA

Doutor em Ciências Pedagógicas Dirección de Educación de Posgrado, Ministerio de Educación Superior, Cuba Dirección Regional AUIP Centroamérica y Caribe.

Referências

BELLO, R. Virtualización de la educación. Santo Domingo: Unicaribe, 2002. p. 147.

CRUZ, V. La educación superior avanzada en América Latina y el Caribe y su contribución al desarrollo: la construcción de una sociedad del conocimiento. In: SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE POSTGRADO EN LA REPÚBLICA DOMINICANA, 1., 2003, Santo Domingo. Anais... Santo Domingo: SEESCYT, 2003. p. 15.

FUENTES, C. Por un progreso incluyente. México, DF: Instituto de Estudios Educativos y Sindicales de América, 1999.

GARFIELD, E. The significant scientific literature appears in a small core of journals. The Scientist, [s.l.], v.10, n.17, Sep.1996.

GIBBONS, M. Facteurs qui influencent l’equilibre entre l’enseignement et la recherche dans les universités du vingt et unième siècle. En Enseignement Supérieur en Europe, [s. l.] v. 22, n. 1, 1997.

MOREIRA, A. M. Recursos sobre tecnología educativa en la red. Revista NETDIDÁCTICA@, n. 1,oct. 1998.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). La educación superior en el siglo XXI: visión y acción. Hacia un Programa 21 para la educación superior. Documento de trabajo. Paris, 1998. ED-98CONF.202.CLD.23 PORTAENCASA, R. La universidad y la teleformación. In: JUNTA CONSULTIVA SOBRE EL POSGRADO EN IBEROAMÉRICA, 7., 2004, Havana. Anais... Havana: Ministerio de Educación Superior de Cuba, 2004. 1 CD-ROM.

SERAPHIN, A. Información, saber y ciberespacio: un desafío para la autoformación. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 11, feb. 2000. Disponível em: < http://www.uib.es/ depart/gte/edutec-e/Revelec11/ALAVA.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2004.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

BALMASEDA NEYRA, O. . (2004). SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ESTAMOS PREPARADOS PARA AS MUDANÇAS?. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 05-14. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1576

Edição

Seção

Artigos