MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595

Palavras-chave:

Memorial escolar, Memórias, Cultura escrita, Crianças

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o memorial escolar, enquanto dispositivo pedagógico, escrito por crianças do 5º. Ano do Ensino Fundamental. O corpus está constituído por 09 livros de memórias, produzidos e publicados, entre 2017 e 2022, e por 07 entrevistas realizadas com 07 crianças durante o processo de escrita. Apresentamos, primeiramente, a metodologia da pesquisa, em seguida, situamos, brevemente, o memorial escolar numa tradição discursiva do ensino superior no Brasil. No terceiro subitem, consideraremos a escola como lugar de memórias e o memorial como uma escrita de educação da memória e repertoriamos aspectos didáticos que orientam a escrita do memorial escolar. Finalmente, pomos em discussão o que as análises permitem inferir sobre o que representou para as crianças a escrita de um gênero memorialístico em que ecoam suas vozes, incertezas e alegrias, que desejam guardar para a vida. Concluímos sobre a importância da escola como lugar de experiências, de memórias e da escrita de si como processo de subjetivação, de socialização e de educação da memória.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3, Montpellier (1981). Professora titular da Universidade Cidade de São Paulo e da Universidade Federaldo Rio Grande do Norte. Pesquisadora do CNPq Pq1-D. Líder do GrupoInterdisciplinar de pesquisa, Formação, Auto.biografia, Representações eSubjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq).

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia pela UFRN, graduada em Turismo pela Universidade Potiguar e Especialista em Educação Infantil pela UFRN. Atualmente é professora do Núcleo de Educação da Infância da UFRN, atuando no Ensino Fundamental.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Passeggi, M. da C., & Costa, P. L. G. da . (2024). MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595

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