AGENCIAMENTOS COLETIVOS E EDUCATIVOS NA CENA ROCK EM TUCURUÍ-PA: PRÁTICAS EDUCATIVAS, FEMINISMOS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5475

Palavras-chave:

arte-educação, coletivos culturais, Feminismos, Resistência, Rock

Resumo

Historicamente a arte esteve em vários momentos atrelada aos movimentos que se mostravam de resistência a algum tipo de opressão imposta. Dentre as mais diversas manifestações artísticas, certamente a música é a que consegue alcançar mais pessoas, principalmente após o advento dos meios de comunicação de massa. A partir dessas questões iniciais pretende-se investigar as relações que a música-gênero Rock, sobretudo a de autoria feminina, estabelece com a arte-educação desenvolvida em ambientes escolares e em coletivos culturais, tornando-se uma atividade criadora onde educadores e educandos trocam experiências, conseguem transmitir sua realidade social, seus anseios, sonhos e buscam resistir a tantas formas de coerção por parte da sociedade atual. Assim, o presente texto expõe os passos iniciais da pesquisa a ser desenvolvida no biênio 2023-2024 no curso de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC/ UFPA Cametá/Pará). Dessa forma, o texto traz os referenciais teóricos e autores/as estudados, bem como as colaborações destes na construção, desconstrução e reconstrução de conceitos, práticas e saberes da arte rock.

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Biografia do Autor

Ionara Conceição Lemos Pinheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Cametá, especialista em Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduada em Letras pela UFPA– Campus Belém. Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública de ensino Municipal e Estadual. Membra do Conselho Municipal de Cultura e cofundadora do coletivo cultural "Movimento Rock Tucuruí".

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Docente Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA) vinculada ao PPGEDUC/CUNTINS, Campus de Cametá, Pará, Brasil. Endereço: Travessa José Bonifácio, 337, São Benedito, Cametá, Pará, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7156-5610 .  E-mail: gilcileneufpa@gmail.com.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Conceição Lemos Pinheiro, I., & Costa, G. D. da. (2024). AGENCIAMENTOS COLETIVOS E EDUCATIVOS NA CENA ROCK EM TUCURUÍ-PA: PRÁTICAS EDUCATIVAS, FEMINISMOS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5475

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